[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Veja o mapa da gripe suína no Brasil, divulgado hoje pelo governo federal


18/08/2009 - 22:53


Folha online

As secretaria de saúde do Rio Grande do Sul, do Rio, de Mato Grosso do Sul e do Pará confirmaram nesta terça-feira mais mortes por gripe suína --gripe A (H1N1). Com os novos dados, sobe 384 o número de mortos em decorrência da doença no país, segundo informações das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde.

São Paulo é o Estado com o maior número de mortes no país em decorrência da gripe A (H1N1), com 134 óbitos confirmados. O Paraná é o segundo em número de vítimas (107), seguido pelo Rio Grande do Sul (78), Rio (43), Santa Catarina (9), Minas (5), Paraíba (2), Pernambuco (1), Bahia (1), Mato Grosso do Sul, Rondônia (1) e Pará (1), além do Distrito Federal (1).

O último balanço parcial divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira, apontava 368 mortes. Porém, com os dados mais recentes das secretarias estaduais de Saúde, o número no Brasil já chega a 384. Entre 25 de abril e 15 de agosto, 5.767 pessoas foram diagnosticadas com o vírus e, do total, 3.087 evoluíram para casos graves.




Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).









Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: