[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Escolas de mil cidades têm repasse de verbas para merenda interrompido




Prefeituras têm pendências junto ao Ministério da Educação.
Sem comida, rendimento dos alunos piora.

Do G1, com informações do Jornal Nacional


Escolas públicas de quase mil cidades brasileiras não estão recebendo o dinheiro destinado à alimentação dos alunos porque as prefeituras devem informações ao Ministério da Educação. Em muitas dessas cidades a merenda costuma ser a única refeição do dia.

Veja o site do Jornal Nacional

As filhas de Maria das Dores, quebradeira de coco, de 6 e 9 anos, vão para colégio sem comer nada. No Maranhão, principalmente em comunidades bem pobres, muitas famílias fazem apenas uma refeição por dia. E é na escola que as crianças vão em busca de um complemento, um reforço na alimentação.

O problema é que há alguns meses a merenda escolar não chega aos colégios com a regularidade que deveria. Em uma escola de Timbiras (MA), a merenda foi servida pela última vez em março.

A situação se repete em escolas de quase mil municípios brasileiros, que tiveram o repasse de verbas suspenso pelo Ministério da Educação. São prefeituras que não fizeram a prestação de contas em 2008 ou não criaram os conselhos de acompanhamento da alimentação escolar.

Sem comida, o rendimento dos alunos já não é o mesmo. Quem vem de casa com fome, agora vai embora mais cedo. "Às vezes o aluno chega para mim e diz que não comeu nada em casa, às vezes só comeu um pouco de farinha que tinha. Aí sou obrigado a dispensar porque o aluno não vai ter rendimento em sala de aula. Começa logo só a beber água, encher a barriga de água e fica sem ânimo dentro da sala", diz o professor Francisco Alves da Silva.

Sete mil alunos estão sem alimentação em Timbiras. Nesta semana, a Secretaria de Educação do município comprou uma remessa de merenda, que não chegou a todas as escolas. "O Ministério Público cobra, os pais nos cobram, o conselho da merenda nos cobra, mas estamos fazendo o possível para que essa merenda, mesmo que escassa, seja dada às nossas crianças", diz Raimundo Nascimento, secretário municipal de Educação de Timbiras.

A Prefeitura de Timbiras não prestou contas de R$ 351 mil da merenda escolar do ano passado, e atribuiu a falha à administração anterior.





Em inauguração do PAC, Lula defende mais preocupação com pobres



Publicada em 18/08/2009 às 17h30m

ReutersLuiz Ernesto Magalhães e Maiá Menezes - O Globo

Presidente Lula acompanhado do governador Sergio Cabral e do prefeito Eduardo Paes no Morro do Cantagalo - Pavão-Pavãozinho para entrega de unidades habitacionais do PAC - Pablo Jacob / Extra

SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a inauguração de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio de Janeiro para defender nesta terça-feira a prioridade em relação aos pobres nas ações do governo.

- Não estamos fazendo nada demais a não ser dar ao povo pobre deste país o que ele merece - disse Lula nesta terça-feira, em discurso durante a entrega de obras do PAC nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

" Em campanha política todo mundo gosta de pobre "

- Em campanha política todo mundo gosta de pobre - acrescentou o presidente, sugerindo que depois os grupos mais organizados da sociedade é que se beneficiam dos projetos do governo.

- O meu papel é tentar mudar a lógica do político brasileiro: governar para todo mundo.

Com o Brasil sofrendo menos do que outros países com a crise econômica global e um número inédito de pessoas beneficiadas por programas sociais, como o Bolsa Família, Lula tem mantido níveis altíssimos de popularidade. Pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana mostrou que 67% consideram ótimo ou bom o governo.

Lula justificou a demora na conclusão de obras do governo pela burocracia que passa por licenças ambientais, licitações e intervenções do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo ele, durante as décadas em que o país não cresceu "criamos uma máquina de fiscalização poderosa" enquanto os esforços de produção eram débeis.

Sem citar exemplos específicos, o presidente também usou seu discurso para tentar justificar o grande número de escândalos envolvendo corrupção que são noticiados. ( Leia mais: Lula diz que seu apoio é para o Senado e critica 'oba oba de denuncismo' )

- Vocês sabem por que aparece tanto caso de corrupção? - perguntou.

- Porque a corrupção só aparece nos jornais quando alguém está investigando - respondeu.

Ao fim do discurso, o presidente brincou com a plateia dizendo que já pediu ao governador Sérgio Cabral um dos apartamentos do Pavão-Pavãozinho com vista para a praia.

- Lá em São Bernardo, eu só vejo prédio e fumaça das indústrias. Aqui, a gente vê Ipanema.

Em Nova Iguaçu, vaias e clima de campanha eleitoral

Em Nova Iguaçu, onde foram inauguradas parte das obras do PAC, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e o prefeito Lindberg Farias (PT) foram recebidos com vaias por manifestantes . Eles reclamaram com o governador da política ara o transporte alternativo e também pela ausência de passe livre para os estudantes do Cefet. Já Lindberg foi vaiado por moradores de áreas não atendidas pelo PAC e servidores públicos.

Em meio ao clima de campanha num palanque que reunia dois dos seus aliados políticos, Lula minimizou a manifestação contra Cabral, candidato à reeleição em 2010, e Lindberg, pré-candidato do PT ao Palácio Guanabara. Ele disse que os protestos aconteceram porque quanto mais se faz, mais as pessoas querem. Contudo, o presidente também mandou um recado para os dois.

- A minha relação com o povo independe de partido, governador e prefeito. O que eu quero atender é a necessidade do povo - disse.








Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: