[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Número de casos de gripe A em Portugal sobe para 477


Por Redacção

As últimas 24 horas foram suficientes para Portugal registar mais 32 pessoas infectadas pelo vírus H1N1. O número total de casos confirmados sobe assim para 477, segundo dados do Ministério da Saúde.

Dos novos infectados, seis estão internados. A maioria deve ter alta hospitalar das unidades de referência nos próximos dias. A contaminação resultou de transmissão secundária em 17 dos casos, de transmissão terciária em dois, sendo 13 importados. Destes, nove vieram de Espanha.

Em comunicado, que a TSF cita, o ministério acrescenta que 17 pessoas são mulheres e 15 são homens. As idades variam entre os quatro e os 57 anos. A faixa etária predominante é a que vai dos 20 aos 30 anos.

Os dois doentes internados no Hospital de São João, no Porto, mantêm-se com «prognóstico reservado». Trata-se de um homem de 63 anos, com patologia crónica subjacente, e uma mulher de 30 anos, com um quadro clínico de pneumonia. «A existência de dois casos de infecção pelo vírus H1N1 da gripe A com uma situação clínica grave não é inesperada», lê-se ainda.

«A maioria das infecções registadas em todo o mundo, e também em Portugal, apresenta um quadro clínico benigno. Há, no entanto, registo de casos graves relacionados com esta infecção, em vários países, motivados pelo agravamento de uma situação de doença pré-existente à infecção ou por complicações decorrentes da própria infecção», conclui.
20:38 - 07-08-2009

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: