[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Nova Mutum tem 17 casos suspeitos de H1N1

10 de Agosto de 2009 - 10:03

Fonte: Só Notícias/Marcio Uhde, de Nova Mutum

Nova Mutum está com 17 casos suspeitos de Influenza A (H1N1). A informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica, hoje de manhã. 14 pessoas que estão em isolamento domiciliar, duas internadas no Hospital Albert Sabin e uma gestante está em hospital de referência, em Cuiabá. Estudantes com sintomas de gripe foram dispensados das aulas e, a comunidade, orientada a evitar locais de grande aglomeração.

De acordo com a vigilância, as equipes estão atuando com base nas medidas e procedimentos definidos pelo Protocolo de Procedimentos e Manejo de Casos e Contatos de Influenza A (H1N1), e pelo Protocolo de Notificação e Investigação de Casos e Contatos do Ministério da Saúde. “A linha de frente (médicos e enfermeiras de PSFs e do Hospital) já foi orientada e está preparada para atender a comunidade”, disse a enfermeira Marinês Uhde, coordenadora da Vigilância.

Na sexta-feira (07), uma equipe da vigilância foi treinada pela secretaria estadual e, esta semana, estará repassando as informações para os demais profissionais. “Estamos fazendo também a coleta de material (secreções) dos casos suspeitos e encaminhado para análise, de maneira a confirmar ou não a presença do H1N1”, explicou Marinês.

Ela destacou que as escolas foram orientadas a dispensar os alunos que estão com sintomas de gripe. “É uma forma de se prevenir”, disse, já que ambientes fechados facilitam a disseminação do vírus causador da gripe, seja ela provocada pelo H1N1 ou da gripe comum. A comunidade também vem sendo orientada ao longo das últimas semanas, pelos meios de comunicação, sobre os procedimentos adequados de prevenção.

Nesta quarta-feira, a secretaria de Saúde e o Ministério Público local também promovem uma audiência pública no auditório da ACENM/CDL, a partir das 17h30, onde uma dos assuntos tratados será a prevenção ao H1N1.






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: