[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 30 de julho de 2009

RS confirma mais duas mortes e vítimas no Brasil chegam a 60


Uma mulher portadora de síndrome de down e um auxiliar de escritório morreram em Passo Fundo de gripe suína

Da Redação, com agências

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul informa que nesta quarta-feira (29) foram confirmados mais duas mortes, em Passo Fundo, por gripe A (H1N1). As vítimas são uma mulher de 28 anos, portadora de síndrome de down, e um homem de 42 anos, auxiliar de escritório. Ele não tinha nenhuma doença preexistente. As mortes aconteceram no dia 22 de julho, no Hospital São Vicente de Paulo.

>> Como diferenciar a gripe comum da gripe suína
>> Como se prevenir das doenças de inverno
>> Como evitar que as crianças contraiam H1N1 nas escolas

A prefeitura de São Caetano do Sul havia confirmado nesta quarta-feira (29) o primeiro caso de morte pela doença no município. Campinas também anunciou mais cedo a morte de uma mulher de 48 anos que estava internada desde o dia 22 e morreu na segunda-feira.

Volta às aulas
Para tentar frear a disseminação do vírus entre alunos e professores, o reinício das aulas de cerca de 11 milhões de alunos foi adiado em três estados brasileiros, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e no Distrito Federal.

No Rio, as aulas só serão retomadas no dia 10 de agosto. O retorno estava programado para a próxima segunda-feira (3). A decisão, que afeta 1,5 milhão de alunos, será reavaliada no dia 5 de agosto pelas autoridades do setor.

Na capital fluminense, as férias também foram prorrogadas até o dia 10 de agosto para cerca de 705 mil alunos da rede municipal.

Nos últimos dias, três grávidas morreram no Rio com suspeita de terem contraído o vírus H1N1.

"Estamos tentando entender por que a gripe evolui mais rapidamente nas grávidas e adultos jovens", disse o secretário Estadual de Saúde, Sérgio Cortes, que recomendou às gestantes que procurem atendimento urgente em caso de sintomas da nova gripe. A nova doença já fez ao menos cinco vítimas fatais no Estado.

No Rio Grande do Sul, o recesso foi estendido até dia 17 de agosto. O retorno de 1,2 milhão de alunos estava programado para o dia 3.

"Sabemos que postergação do recesso não vai influenciar na diminuição significativa do número de casos, mas vai retardar a velocidade da transmissão", afirmou o secretário de Saúde gaúcho, Osmar Terra, em comunicado.

O Estado teve até o momento 22 mortes pela nova doença.

O governo do Distrito Federal também adiou a volta às aulas de 500 mil alunos para 3 de agosto.

Na terça-feira (28), o governo de São Paulo já havia adiado o reinício das aulas para cerca de 5,5 milhões de estudantes da rede estadual, mesma medida adotada pela prefeitura da capital, afetando outros 1,1 milhão de alunos.

Outras cidades paulistas afetadas pela doença já haviam decidido pelo adiamento do retorno às aulas.
As universidades estaduais paulistas USP, Unesp e Unicamp também prorrogaram as férias para aproximadamente 100 mil estudantes.

São Paulo é o Estado com maior número de vítimas pela doença, com 29 mortes.
O Paraná, com quatro mortes, e a Paraíba, com uma vítima, não fizeram restrições para o reinício do semestre letivo até o momento.

O Ministério da Saúde recomendou aos alunos com sintomas de gripe que evitem retornar às aulas até estarem totalmente recuperados.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: