[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 30 de julho de 2009

ITÁLIA: FARMÁCIAS VENDEM TAMIFLU SEM RECEITA MÉDICA

ROMA, 30 JUL (ANSA) - Grande parte das farmácias italianas está vendendo o antiviral Tamiflu sem receita médica, sendo que a prescrição é obrigatória, segundo uma denúncia apresentada por uma associação de consumidores ao Ministério da Saúde, Trabalho e Políticas Sociais da Itália.
O organismo independente realizou uma pesquisa entre os últimos dias 28 e 29 em mais de dez farmácias de Roma e da região da Lombardia, onde está localizada a cidade de Milão. Apenas dois estabelecimentos não venderam o antiviral.
"Conceder uma caixa de fármaco a cidadãos sem receita vai contra as disposições das leis. Vender o Tamiflu hoje é ainda mais contestável", pontua a entidade, explicando que a "febre de venda" deste produto atinge até a internet, já que há sites que o disponibilizam por um preço que varia de 64 a 167 euros.
Os antivirais Tamiflu e Relenza estão sendo usados atualmente para combater os casos de gripe A (H1N1), inicialmente chamada de gripe suína.
De acordo com o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), do dia 27 de julho, até o momento há mais de 134 mil casos da doença em todo o mundo, com 816 mortes. (ANSA)

30/07/2009 09:48

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: