[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Quebec recupera suínos com H1N1





Um caso isolado da cepa do vírus A (H1N1) foi confirmado em um rebanho de suínos em Quebec, no Canadá. O rebanho, desde então, foi tratado e já está completamente recuperado.



Nenhum caso humano foi relacionado à situação.

Um comunicado à imprensa, emitido apenas em francês pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Pesca (Mapaq, sigla em inglês), declarou que o vírus foi detectado na última sexta-feira (24/07), no laboratório do Centro Nacional de Controle de Doenças Animais, em Winnipeg, no Canadá.

Caso único - O Mapaq enfatizou, no início da semana, que nenhum outro caso de contaminação em criações de suínos foi detectada. Não há pessoas relacionadas ao caso e não se sabe como os animais contraíram a gripe. Ainda nesta semana, a Agência de Inspeção Alimentar (CFIA) declarou que não deixará os suínos contaminados em quarentena.

O Ministério anunciou que estará mais atento sobre alertas do foco em Quebec.

Patologia - O ministro das patologias, Dr. Alain Laperle, em entrevista ao jornal agrícola de Quebec "La Terre Chez Nous", afirmou que nenhum agricultor, membro de suas famílias, ou visitantes apresentaram sintomas do vírus H1N1. Ele também disse que os sinais clínicos da gripe A foi detectado no rebanho no final de junho.

Laperle disse que, apesar do vetor transmissor da doença ainda seja desconhecido, a hipótese mais provável é que tenha sido transminitdo por humanos.

* Tradução Suinocultura Industrial

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: