[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Escalada da gripe A provoca ampliação de férias escolares


Decisão histórica vai alterar a rotina de mais de 1,5 milhão de estudantes

Letícia Duarte | leticia.duarte@zerohora.com.br

O avanço da epidemia de gripe A no Estado provocou uma decisão histórica, que vai alterar a rotina de mais de 1,5 milhão de estudantes. Para conter o avanço da doença, que contaminou 12 mil gaúchos, matou 21 e até a próxima semana deve saltar para 40 mil casos, as redes estadual e particular de ensino decidiram prorrogar o recesso escolar em duas semanas, até 17 de agosto.

Embora a eficácia da estratégia de emergência divida especialistas, 35 municípios e instituições de Ensino Superior, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), também anunciaram que vão permanecer fechadas por mais tempo. A medida segue recomendação do comitê estadual de enfrentamento à gripe e acompanha o exemplo de Rio e São Paulo.

O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, afirma que a medida foi tomada porque o Estado é o foco de enfrentamento da gripe no país. O próprio secretário admite que não há como impedir a propagação.

– Qualquer medida que a gente tomar não vai alterar os números finais da gripe, mas isso pode alterar a velocidade do contágio, o que ajuda no controle e no atendimento – afirmou.

Horas depois da confirmação de que os estudantes estaduais ampliariam o recesso, o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) decidiu recomendar o adiamento a seus associados. O Sinepe prevê que a adesão seja quase total, mas ressalta que a decisão final será tomada escola por escola. Segundo o presidente do Sindicato, Osvino Toillier, são estudadas alternativas para que as aulas perdidas sejam recuperadas.

Mesmo com a recomendação feita pelo comitê estadual, pelo menos 55 prefeituras já decidiram que vão manter o calendário original. Entre elas, a rede de Porto Alegre. Na avaliação da secretária municipal da Educação da Capital, Clecí Jurach, os prejuízos seriam maiores com a ampliação do recesso, porque a maioria dos 55 mil alunos tem na merenda escolar uma fonte importante de alimentação.

– Se os estudantes não receberem a merenda, ficarão enfraquecidos e mais vulneráveis – analisa.

O epidemiologista Jair Ferreira, do Hospital de Clínicas, considera válidos os esforços. Ele lembra que as crianças são disseminadoras do vírus, porque o período de transmissão é maior entre elas. Enquanto o tempo médio de contágio por um adulto infectado é de aproximadamente sete dias, crianças ficam até 14 dias com o vírus.

Exílio para fugir do contágio

Preocupadas com o risco de contágio com a gripe A, as amigas Fabiani Portella, 38 anos, e Marilene Cardoso, 42 anos, de Porto Alegre, decidiram não esperar pela decisão das escolas. Elas viajaram mais de 200 quilômetros em busca de refúgio e proteção para a família. Depois de retirar os filhos das aulas na Educação Infantil, decidiram se abrigar em uma fazenda em Soledade para escapar da contaminação. Longe da aglomeração dos shoppings, o grupo se diverte desde terça-feira recuperando antigas tradições, como contar histórias ao redor da fogueira e andar de balanço.

– Em vez de ficar só em casa fechado, a gente resolveu vir para cá para eles poderem ficar ao ar livre – conta Fabiani, que é psicopedagoga e mãe de Ana Laura, dois anos.

A situação em cada rede
REDE ESTADUAL
- O retorno dos 1,2 milhão de alunos das 2,6 mil escolas estaduais, inicialmente programado para o dia 3, foi prorrogado para o dia 17
REDES MUNICIPAIS
- Pelo menos 37 municípios já confirmaram que vão prolongar o recesso escolar em sua rede para combater a gripe A. Segundo levantamento divulgado ontem pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), outros 17 municípios ainda estudam se vão ou não aderir à prorrogação e 55 municípios decidiram manter o calendário regular – a maioria dos 496 municípios ainda não respondeu ao questionário.
- Os municípios que aderiram: Alto Alegre, Barros Cassal, Cachoeira do Sul, Campos Borges, Colinas, Coronel Pilar, Cruz Alta, Dom Pedrito, Ernestina, Espumoso, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Gravataí Ibirapuitã, Itapuca, Manoel Viana, Mata, Mormaço, Paraí, Pinhal da Serra, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, São Borja, São José do Herval, São José do Norte, São Vendelino, Serafina Corrêa, Soledade, Tio Hugo, Uruguaiana, Vacaria
REDE PARTICULAR
- O Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) decidiu recomendar a prorrogação do recesso escolar nas escolas particulares do Rio Grande do Sul para 17 de agosto, mas a decisão final sobre a data de volta às aulas será tomada por cada um dos estabelecimentos. Instituições como o Colégio Anchieta e Israelita, da Capital, aderiram à recomendação
UNIVERSIDADES
- A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica anunciaram ontem que o retorno das aulas será adiado para o dia 17. A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões também prorrogou as aulas, para o dia 10 de agosto
ZERO HORA

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: