[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Exposição de Oratórios no Palácio Boa Vista.



Residência de Inverno do governo de São Paulo, - Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, mostra a partir de 8 de abril até 21 de junho, a exposição “Oratórios: Arte e Devoção” que reúne oratórios dos séculos 18 e 19. São peças pertencentes ao acervo dos palácios, de coleções particulares, e do Museu Paulista, da Universidade de São Paulo.

Objetos de devoção do cristianismo, os oratórios foram difundidos na Europa no início da Idade Média. Os registro encontrados dão conta que as primeiras caravelas que aqui aportaram em 1500, traziam um exemplar com a imagem de Nossa Senhora da Esperança. A partir daí a tradição se difundiu no recém descoberto Brasil. Os bandeirantes que saiam da Vila de São Paulo de Piratininga não dispensavam a companhia de um oratório a quem oravam em busca de ouro e índios.

Segundo a curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, Ana Cristina Carvalho, os oratórios refletem a passagem do universo grandioso das igrejas para o espaço íntimo do cotidiano doméstico: “Muitos representam o altar-capela das casas-grande de engenho, a partir do século XVII, cujas características estéticas seguiram os modelos estéticos da época, especialmente o barroco e o rococó”.


Palácio Boa Vista – Campos do Jordão
Avenida Adhemar de Barros, 3.001.
Telefone para Agendamento: (12) 3662.1122


ALUGA-SE APARTAMENTO EM CAMPOS DO JORDÃO
PRÓXIMO AO PALACIO BOA VISTA
TELEFONES PARA MAIORES INFORMAÇÕES :
011-4617 4657
011-8171 6428

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: