[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 11 de março de 2009

Manifesto cultural contra acordo ortográfico será lançado em Brasília

LH Miranda

Uma inusitada manifestação cultural acontecerá amanhã, dia 11 de março (quarta-feira), às 15 horas, no gabinete 10, da ala Senador Teotônio Vilela do Senado Federal, em Brasília. O movimento, chamado “Acordar Melhor”, questiona o novo acordo ortográfico, menos na sua essência e mais na forma absolutamente superficial de propor mudanças na nossa Língua. O manifesto é encabeçado pelo gramático e estudioso da Língua Portuguesa há mais de 40 anos, Professor Ernani Pimentel.
Suprapartidário, o movimento já conta com o apoio dos senadores Cristovam Buarque (PDT) e Adelmir Santana (DEM-DF). Na ocasião, cerca de 20 dos mais de trezentos estudantes universitários engajados no movimento, circularão pelo Congresso Nacional angariando o apoio dos parlamentares. Haverá também o lançamento de um blog, contendo a íntegra do manifesto “Acordar melhor enquanto há tempo” e espaço para interatividade.

Abaixo, trecho do discurso do Senador Adelmir Santana (DEM-DF) proferido, dia 25 de fevereiro, no Plenário do Senado, abordando o tema.

Para maiores informações, entre em contato comigo.
Abraços,
Lucilene Dempsey

--------------------------------------------------------------------------------
Vestcon - Aviso de Pauta
Senador Adelmir Santana questiona novo acordo ortográfico

Confira abaixo trecho do discurso do Senador Adelmir Santana (DEM-DF) proferido em plenário do Senado, no último dia 25 de fevereiro, questionando os reais benefícios do novo acordo ortográfico para a nação brasileira.



“Há, entretanto, ceticismo quanto aos benefícios do acordo ortográfico. Alguns questionam a possibilidade de ampliar os mercados para a produção em língua portuguesa pelo simples fato de unificar a grafia das palavras. José Saramago, Eça de Queiroz e Miguel Sousa Tavares não são sucesso editorial no Brasil do jeito que estão? Há mesmo real necessidade de promover mudanças? Os custos não serão maiores que os benefícios? Afinal, desaprender o que é certo é bem mais custoso que aprender o errado!

Outros apontam a variabilidade gráfica como virtude e não defeito do processo lingüístico. As diferenças nos vocábulos seriam sinônimo de riqueza e diversidade e seria um erro aniquilá-las. O custo da diferença seria mínimo e não impediria a compreensão do português, argumentam. Na outra ponta, outros gramáticos, mais conservadores, reclamam da aceitação de grafias múltiplas para as palavras, que provoca confusão e dificulta o aprendizado da maneira correta.

Há, ainda, outros estudiosos da língua portuguesa, como o professor Ernani Pimentel, que lamentou em recente publicação sobre o Acordo a oportunidade perdida para simplificar a ortografia e diminuir o alto custo pago pelo país para manutenção de uma ortografia desorganizada.

Sustenta o professor Ernani que exceções criadas e ou mantidas no Acordo encarecem enormemente o custo da língua, porque obrigam o indivíduo a estar, a todo o momento, consultando um dicionário, pelo resto da vida. Multiplicando todo esse tempo pelas centenas de lusófonos, pode-se ter uma idéia do absurdo desperdício de tempo e dinheiro.”


10/03/2009 23:53:10

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: