[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Venezuela 'não quer um rei', diz opositor de Hugo Chávez





Líder da oposição critica campanha do presidente venezuelano por referendo que pode lhe manter no poder

Agências internacionais


Reuters

Venezuelanos protestam contra Chávez

CARACAS - O líder da oposição, Manuel Rosales, disse nesta terça que a Venezuela "não quer um rei", em referência à emenda constitucional impulsionada pelo presidente Hugo Chávez para tentar a reeleição ilimitada. "O povo não quer um rei, não quer um homem coroado como rei, quer alternância no poder, quer que lhe seja dada a oportunidade de escolher a sua Presidência", afirmou Rosales, recém eleito prefeito de Maracaibo, capital do Estado de Zulia.


Rosales fez essas declarações perante a imprensa em referência a Chávez, que ordenou a seus seguidores que se mobilizem imediatamente para ativar uma emenda constitucional que permita a reeleição presidencial ilimitada. A emenda pode ser submetida a consulta popular em fevereiro próximo.

Chávez pediu no domingo para que seus partidários apresentem uma proposta de emenda constitucional que lhe permita buscar a reeleição ilimitada, ao mesmo tempo que exigiu a retirada imediata do cônsul colombiano do país após descobrir que ele simpatizaria com a oposição venezuelana. A iniciativa já havia sido cogitada anteriormente sob a forma de uma reforma constitucional, que foi derrotada em referendo nacional em 2007.

"Estou pronto para estar com vocês até 2019", afirmou Chávez para um grupo de simpatizantes durante um ato em Caracas. "Vamos começar o debate nacional". O ex-militar, eleito pela primeira vez em 1998, alegou precisar de mais tempo no cargo para estabelecer um modelo econômico socialista na Venezuela.

"Autorizo o partido e o povo venezuelano a iniciar o debate e as ações para aprovar uma emenda constitucional que torne possível a reeleição do presidente", disse. "Tenho certeza de que agora vamos conseguir demonstrar quem manda na Venezuela. Estou pronto, se Deus quiser e me der saúde, a estar com vocês até 2019 - ou até 2021."

No ano passado, os eleitores venezuelanos rechaçaram um amplo pacote de reformas propostas para a Constituição, inclusive a que acabaria com o limite dos mandatos presidenciais. As propostas provocaram preocupação entre os opositores. Na Venezuela, a lei proíbe que o presidente tente novamente a presidência depois de dois mandatos. Chávez deve deixar o cargo em 2013.

Contra-revolução

O presidente venezuelano afirmou que a oposição, que venceu as disputas eleitorais em 5 dos 17 Estados do país e ganhou cerca de 20% das prefeituras, estava se preparando para atacar sua "revolução socialista" e disposta a criar regiões autônomas dentro do território venezuelano.

Chávez afirmou ainda que está de olho nos novos governadores, alertando-os a não usar seu poder contra a revolução bolivariana. "Vou avaliá-los bem de perto."





por Marcos Guterman,


Chávez deve estar sentindo calor

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, quer que seja realizado já no mês que vem um novo referendo sobre a reeleição indefinida. Derrotado em dezembro do ano passado, ele havia dado a entender que o revés havia sido temporário e, com sua habitual polidez, classificou a vitória da oposição de “vitória de merda”. É o caso de perguntar agora qual parte do “não” o líder bolivariano não entendeu.

O “timing” da convocação de sua militância para o novo referendo é mais um sinal de que Chávez não digeriu muito bem os resultados da última eleição, quando a oposição obteve significativas vitórias.

Os outros sinais de que Chávez está incomodado vieram há alguns dias, quando ele acusou os opositores eleitos de serem braço de uma conspiração americana para derrubá-lo, a serviço da “extrema direita fascista”. Como bom democrata, ele mandou investigar os opositores eleitos, porque, afinal, eles “causaram momentos de terror e crimes” em 2002, quando o coronel foi vítima de uma tentativa de golpe. Chávez, o conciliador, disse que não acredita nos opositores eleitos quando eles oferecem diálogo e colaboração, porque, afinal, eles são “subordinados a um poder estrangeiro, a uma burguesia”.

Por fim, Chávez, o pacífico, pediu que seus seguidores estejam “preparados para morrer pela revolução”. Agora, ao mobilizar a militância pelo novo referendo, o presidente cobrou uma vitória “por nocaute” - o nocauteado, no caso, é a metade do país que não o apóia.

A urgência de Chávez pode se explicar pela seguinte equação: a crise financeira mundial derrubou os preços do petróleo, pilar da economia venezuelana; com isso, o financiamento dos projetos sociais chavistas ficará ameaçado em 2009, o que pode acabar afetando a popularidade do presidente. Diante desse quadro, o caudilho deve ter concluído que seu projeto de poder está sob ameaça e resolveu agir. Democraticamente, claro.











""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Olá,

Seu blog em: http://osmaiasdeecadequeiros.blogspot.com/ foi identificado
como um potencial blog de spam. Para corrigir esse problema, solicite uma
revisão preenchendo o formulário em http....

Se não for revisado, seu blog será excluído em 20 dias e seus leitores verão
uma página de aviso durante esse período. Após o recebimento de sua solicitação,
nós revisaremos e desbloquearemos o blog dentro de dois dias úteis. Após nossa
análise e determinação de que seu blog não é um spam, ele será desbloqueado e a
mensagem no painel do Blogger não será mais exibida. Se esse blog não for seu,
você não precisará fazer nada. Nesse caso, se você possuir outros blogs, eles
não serão afetados.

Usamos um classificador automatizado para encontrar spam. A detecção
automática de spam é inerentemente confusa, e, às vezes, um blog como o seu pode
ser sinalizado incorretamente. Pedimos desculpas por nosso erro. No entanto, ao
usarmos esse tipo de sistema, podemos oferecer mais armazenamento, largura de
banda e recursos de engenharia para blogueiros como você e não para criadores de
spam. Para obter mais informações, entre em contato com a Ajuda do Blogger:
http://
Obrigado pela compreensão e por colaborar com nossos esforços anti-spam.

Sinceramente,

A Equipe do Blogger


Seu blog está bloqueado

Os robôs de prevenção contra spam do Blogger detectaram que seu blog possui características de um blog de spams. (O que é um blog de spams?) Uma vez que você está lendo esta seção, seu blog provavelmente não é um blog de spams. A detecção automática de spams é inerentemente confusa. Pedimos desculpas por este falso sinal positivo.

Recebemos sua solicitação de desbloqueio em 30 de Novembro de 2008. Em nome dos robôs, desculpamo-nos por bloquear seu blog, que não é de spams. Aguarde enquanto analisamos seu blog e verificamos se ele não é um blog de spams

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: