BRUNO DE OLIVEIRA
Colaboração para a Folha Online
Luva, anel e a ponta do seu dedo: essas são as maiores ameaças do mouse. Eles estão no topo da lista quando o assunto é interagir com a tela do PC de forma mais eficaz.
Na onda do videogame Wii, que utiliza tecnologia "wireless" (sem fio) para captar os movimentos feitos pelo jogador com o controle, e das telas sensíveis ao toque --como a do iPhone--, a agência interativa Ginga, de São Paulo, desenvolveu o protótipo de uma luva que faz apontamentos na tela do computador.
Divulgação |
Segundo Breno Amorim, diretor de tecnologia da agência, a criação da luva interativa surgiu com a idéia de oferecer aos seus clientes uma ferramenta que explorasse com uma nova interface mídias e aplicações voltadas para a publicidade digital.
"Com essa luva, por exemplo, pessoas em uma sala de cinema poderiam interagir com o filme ou com as peças publicitárias que aparecem no decorrer da exibição."
Apresentado pela primeira vez na Campus Party deste ano, o protótipo recebe os sinais de um controle remoto por meio de três sensores instalados nas pontas dos dedos polegar, indicador e médio, os mesmos utilizados quando se usa um mouse comum.
Apontando a luva para uma tela, é possível mover o cursor em todas as direções. Com movimentos de "clique", o emissor dos sinais reconhece a inicialização de um comando e o executa.
Anel mágico
Em Massachusetts, nos EUA, estudantes de engenharia conseguiram dar uma função a mais ao dedo indicador com o desenvolvimento de um anel que promete substituir o mouse num futuro próximo.
Um anel mágico para substituir o mouse
Estudantes do Worcester Polytechnic Institute, nos EUA, estão desenvolvendo um anel que poderá ser uma alternativa aos mouses de PCs, que já estão por aí há quase 40 anos. O Magic Mouse utiliza ondas sonoras para permitir que o usuário controle o computador simplesmente apontando o dedo para a tela, fazendo com que o cursor pareça um prolongamento de seu dedo. Uma microcaixa acústica instalada no anel emite ondas ultra-sônicas que são captadas por cinco receptores espalhados pela tela. Um processador calcula a posição espacial do anel baseado no momento em que cada um dos receptores "escuta" os sinais sonoros emitidos, correlacionando-os com o cursor na tela. Como o anel e os receptores se comunicam 100 vezes por segundo, a interpretação dos movimentos é instantânea. Um dos pontos mais positivos do projeto é o seu preço. Para conseguir a proeza, os estudantes gastaram somente 155 dólares em peças e ganharam o 2007 PopSci Invention Award, da revista Popular Science. Será que eles já foram sondados pela Apple?
A equipe de "feras" do WPI: invenção prática e barata
Trata-se do "Magic Mouse", que permite ao usuário interagir com o PC utilizando o dedo para navegar nos aplicativos. Pesando 10 gramas e munido de bateria recarregável, o anel agrega vários sensores que captam os movimentos do dedo e os transferem para o computador, que ativa o cursor na tela.
Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento --ainda não está configurado para fazer cliques como o mouse tradicional--, o projeto já arrebatou o prêmio de melhor invento de 2007 pela revista norte-americana "Popular Science".
Divulgação | |||
Criação da luva interativa surgiu com a idéia de explorar com uma nova interface as peças publicitárias 10/06/2008 - 10h32 HP apresenta novo PC com tela sensível ao toque da Reuters, em Berlim A Hewlett-Packard (HP) lançou nesta terça-feira uma nova geração de computadores pessoais com telas sensíveis ao toque. O TouchSmart All-in-One permite aos usuários trabalhar com fotos, música, vídeo, internet e televisão somente tocando na tela. O produto terá preço sugerido de US$ 1.299, afirmou e empresa durante o lançamento em Berlim nesta terça-feira.
Os novos PCs serão lançados em 17 países em julho, incluindo Estados Unidos, Japão, China, Índia e Reino Unido --não há previsão para chegada no Brasil. O grupo Personal Systems da HP se transformou nos últimos anos em uma unidade que enfatiza o design dos produtos na companhia. O vice-presidente-executivo do grupo, Todd Bradley, diz que visa preparar uma tendência e criar um novo mercado. "Não pensamos nisso como um nicho. Pensamos nisso como um produto global que irá inspirar a demanda e direcionar as vontades", afirmou Bradley. A Microsoft revelou no mês passado que seu próximo sistema operacional terá interface sensível ao toque. O Windows 7, como vem sendo chamado, contará com sistema "multi-touch". |
Nenhum comentário:
Postar um comentário