[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Indígenas da Raposa Serra do Sol recebem apoio do papa


'Faremos todo o possível para ajudar vocês a protegerem suas terras', afirma Bento XVI

Jamil Chade, correspondente de O Estado de S. Paulo


GENEBRA - O papa Bento XVI garantiu nesta quarta-feira, 2, que ajudará as tribos indígenas em Roraima. O pontífice recebeu no Vaticano dois líderes das tribos da reserva Raposa Serra do Sol, que lhe entregaram uma carta apelando pela sua intervenção no conflito. "Faremos todo o possível para ajudar vocês a protegerem suas terras", afirmou Bento XVI. O encontro estava sendo mantido em sigilo a pedido do Vaticano.

Veja Também:

linkESPECIAL: Tudo sobre a Raposa Serra do Sol especial

linkSaiba onde fica a reserva e entenda o conflito na região especial

linkGaleria de fotos da Raposa Serra do Sol mais imagens


Ajudados por entidades internacionais, dois representantes de tribos da região iniciaram em junho uma turnê pela Europa, com o objetivo de conseguir o envolvimento do Vaticano na definição de suas terras na reserva.

Na última quarta-feira, Jacir José de Souza, da tribo Makuxi, e Pierlangela Nascimento da Cunha, da tribo Wapixana, se reuniram com parlamentares de uma comissão multipartidária sobre povos tribais do Parlamento britânico. Segundo a BBC, após o encontro com os índios brasileiros, os parlamentares britânicos se disseram "simpáticos à causa", mas que dificilmente poderiam interferir no assunto, que cabe ao judiciário brasileiro.

A reserva indígena tem sido alvo de disputa entre plantadores de arroz e índios. Na segunda metade deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir se a homologação das terras, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2005, é constitucional.

Uma das ações contra a reserva indígena é do governo do Estado de Roraima - que contesta o laudo antropológico no qual o governo federal se baseou para homologar reserva em área contínua.

A reserva foi homologada em 2005 por um ato do presidente Lula. As terras ocupam 1,7 milhão de hectares em Roraima, perto da tríplice fronteira de Brasil, Guiana e Venezuela. Existem mais de 30 ações no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a demarcação da reserva indígena de forma contínua.

(com BBC Brasil)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: