[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Um dia após entregar planos, Coréia do Norte derruba torre de usina nuclear


Emissora sul-coreana foi uma das cinco organizações de imprensa a presenciar a cena.
Medida é tentativa do regime de mostrar comprometimento com acordo de desarmamento.
Da Reuters

A Coréia do Norte derrubou a torre de resfriamento de uma usina nuclear nesta sexta-feira (27). A medida é uma tentativa do regime comunista de mostrar comprometimento com um acordo sobre desarmamento nuclear, um dia após ter entregado uma lista de seus planos atômicos.


Potências mundiais ainda terão de verificar as alegações que Pyongyang fez em seu inventário atômico.

Veja o histórico da crise nuclear norte-coreana


A emissora sul-coreana MBC, uma das cinco organizações estrangeiras de imprensa a presenciar a derrubada da torre na usina de Yongbyon, disse que a torre foi colocada no chão à tarde.

Leia também: Complexo de Yongbyon é espinha dorsal do arsenal atômico da Coréia do Norte


A fumaça que saiu da torre, detectada por fotos de satélite, foi o sinal mais visível da operação na usina nuclear, desenhada para produzir plutônio para armas nucleares.


Uma outra emissora da Coréia do Sul citou uma fonte de alto escalão do governo do país, que teria dito que as negociações entre seis países sobre o programa nuclear norte-coreano podem ser retomadas na semana que vem.

A Casa Branca disse nesta sexta que a Coréia do Norte deu um "passo positivo" ao destruir a torre, mas advertiu que ainda "resta muito a fazer" para finalizar a atividade nuclear.

Saiba mais sobre a Coréia do Norte


Na quinta-feira, o presidente George W. Bush havia recebido a declaração com cautela. Mas ele alertou a Coréia do Norte, que testou um dispositivo nuclear em outubro de 2006, que enfrentará "conseqüências" caso não divulgue totalmente suas operações e não continue a desmontar seu programa nuclear.


Em resposta à lista norte-coreana, Bush deu um passo na direção de tirar a Coréia do Norte da lista de Estados que patrocinam o terrorismo e emitiu uma proclamação levantando sanções impostas ao país comunista.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: