[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Fuvest divulga isentos no vestibular de transferência


Ao todo, 119 candidatos conseguiram 50% de desconto na taxa.
Inscrições podem ser feitas entre 30 de junho e 6 de julho.
Do G1, em São Paulo

A Fuvest - fundação que realiza o vestibular da Universidade de São Paulo (USP buscar), divulgou nesta sexta-feira (27) a lista dos candidatos que conseguiram a redução da taxa de inscrição para o vestibular de transferência. Dos 583 interessados, 119 conseguiram 50% de desconto. Segundo a Fuvest, muitos candidatos não apresentaram a documentação necessária para comprovar a carência financeira.

Clique aqui para consultar os beneficiados

A Fuvest será a responsável pela aplicação da primeira fase do processo seletivo de transferência. A USP tem 659 vagas ociosas que foram disponibilizadas para transferência. Do total, 619 terão processo seletivo realizado pela Fuvest. A taxa de inscrição para concorrer custa R$ 90. O período de inscrição será 30 de junho a 6 de julho.

Ao todo são 74 vagas nos cursos de biológicas, 435 nos cursos de exatas e mais 110 nos cursos de humanas. As outras 40 terão processos de seleção aplicados pelas unidades que os mantém. Confira os editais e o quadro de vagas nos links abaixo (os arquivo são .pdf):

Página 1 do Diário Oficial

Página 2 do Diário Oficial


Podem se candidatar à transferência os alunos que estiverem matriculados em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior, inclusive da USP. Quem faz curso seqüencial não pode participar.

No dia 18 de julho serão divulgados os locais de exame da primeira fase, que será aplicado no dia 27 de julho.

Como é o exame

O exame será dividido em duas fases: a pré-seleção, de caráter geral, a cargo da Fuvest e a seleção, que aborda conteúdos específicos e fica sob responsabilidade de cada unidade da USP. Cada uma delas publicará um edital com informações sobre as provas da segunda etapa do processo seletivo.

A primeira etapa terá prova de conhecimentos correspondentes ao ano inicial da graduação. Ela terá 80 questões de múltipla escolha, cada qual com cinco alternativas. Veja como será o exame para cada área do saber:


  • Humanidades - 34 testes de língua portuguesa, 12 inglês e 34 de conhecimentos sobre cultura contemporânea.
  • Ciências exatas - 24 testes de língua portuguesa, 12 de inglês, 22 testes de conhecimentos em matemática e 22 testes de conhecimentos em física.
  • Ciências biológicas - 24 testes de língua portuguesa, 12 de inglês, 22 de conhecimentos em genética e 22 de conhecimentos em bioquímica.

Entre os concorrentes a cada curso, serão convocados para a segunda etapa os habilitados e melhores classificados na primeira fase, sempre na razão de 3 candidatos por vaga disponível.

Uma exceção é feita para os cursos de artes cênicas, artes plásticas, música e curso superior do audiovisual da Escola de Comunicações e Artes, nos quais serão classificados, na primeira fase, 8 candidatos por vaga disponível. Algumas unidades ainda requerem percentual mínimo de acertos em cada disciplina.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: