[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Anvisa interdita três lotes de leite


Laudos detectaram irregularidades em produtos das marcas Elegê, Leite Leo e Nutrisim.
Anvisa orienta a quem tiver adquirido um lote interditado a não consumir o produto.
Do G1, em São

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira (20), a interdição cautelar de três lotes de leite. A resolução é valida para dois lotes de leite em pó, das marcas Leite Leo e Nutrisim, e para um lote de leite UHT integral, da marca Elegê.

Os estoques de leite cujos lotes foram interditados não podem ser comercializados e devem ser retirado dos pontos de venda.

A decisão da Anvisa é baseada em laudos de análise da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Os laudos detectaram irregularidades relativas a ensaios de acidez em ácido láctico, proteína, gordura, açúcar e na análise de rotulagem. Além disso, em alguns casos, foi detectado a presença de enterotoxinas estafilocócicas, que podem causar intoxicação alimentar.

As empresas envolvidas têm, conforme procedimentos normativos, dez dias para apresentar “contraprova” às análises feitas pela Funed.

Caso certificadas as irregularidades, as empresas estarão sujeitas às sanções legais, inclusive multa que pode chegar a R$ 1,5 milhão.

A reportagem do G1 tentou entrar em contato com as empresas responsáveis, mas não obteve retorno.

Lotes interditados


Produto Data de Fabricação Data de Validade Lote
Leite Leo (leite em pó) 15/10/2007 15/10/2008 202310
Nutrisim (leite em pó) 06/01/2008 06/01/2009 33F1
Elegê (leite integral) 07/03/2008 07/07/2008 M5


Orientação
As informações sobre o lote e o prazo de validade do leite constam do rótulo do produto. O consumidor que tiver adquirido leite cujo lote está interditado não deve, por precaução, consumir o produto.

A Anvisa recomenda que, em caso de verificação de qualquer aspecto diferente no leite, como: a cor, o cheiro ou o paladar, o consumidor comunique o fato à autoridade sanitária local. Em caso de sintomas inesperados, o consumidor deve procurar orientação médica.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: