[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Estado coloca Vinhedo entre as 283 cidades com alto risco de dengue



03/10/2011 00:16

A Secretaria da Saúde de São Paulo colocou Vinhedo entre as 283 cidades do Estado com risco alto ou muito alto de transmissão de dengue para o próximo verão. No total, o Estado tem 645 municípios. Em função disso, autoridades vinhedenses foram convidadas a participar, na próxima segunda-feira, 3, às 10h, na capital paulista, de encontro sobre o assunto.
Foram convidados os prefeitos das cidades que possuem maior vulnerabilidade para a circulação do vírus da dengue, segundo mapeamento realizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria em parceria com a Sucen - Superintendência de Controle de Endemias. A classificação de risco das cidades foi feita com base em indicadores como série histórica de dengue, índices de infestação predial e densidade populacional, por exemplo.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde, no evento será apresentado o novo Plano de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para o período 2011-2012, que inclui medidas diferenciadas em relação ao combate realizado nos anos anteriores.
O objetivo do encontro é mobilizar as prefeituras paulista em torno do tema, uma vez que, conforme preconiza o SUS - Sistema Único de Saúde, as ações de campo para o controle de criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, devem ser executadas pelos municípios.
“A entrada em circulação do subtipo 4 do vírus da dengue no Estado aumenta o número de pessoas suscetíveis à doença, ampliando o risco de casos graves e óbitos. Por isso esta mobilização é fundamental para que os municípios estejam preparados tanto do ponto de vista de controle do vetor quanto na adequada assistência médica aos pacientes com suspeita de dengue”, afirmou Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.
Entre janeiro e agosto deste ano foram registrados no Estado 81,2 mil casos de dengue. O número é 56% inferior ao mesmo período de 2010, quando houve 188,2 mil.
O encontro “Unindo Forças contra a Dengue” acontecerá no anfiteatro da Faculdade de Medicina da USP, que fica na Av. Doutor Arnaldo, 455, Cerqueira César, zona oeste de São Paulo.

Exibir mapa ampliado









LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: