[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Blog divulga lista de políticos homossexuais e gera polêmica na Itália


Publicidade
DA EFE
Os italianos testemunham uma nova polêmica envolvendo a classe política do país após a publicação nesta sexta-feira de uma lista com dez políticos supostamente homossexuais que mantiveram em público atitudes homofóbicas.
Entre os dez nomes --todos eles homens e em sua maioria casados com mulheres, divulgados pelo blog "listaouting.wordpress.com"--, figuram três membros do governo conservador de Silvio Berlusconi, incluindo um ministro, assim como um presidente regional do partido do chefe do Executivo, o PDL (Povo da Liberdade).

Reprodução
Reprodução do blog que listou políticos políticos supostamente gays que mantiveram atitudes homofóbicas
Reprodução do blog que listou políticos políticos supostamente gays que mantiveram atitudes homofóbicas
A iniciativa foi promovida por um grupo anônimo de ativistas homossexuais e heterossexuais que dizem se inspirar na postura "assumida" de Aurelio Mancuso, presidente da associação de direitos civis "Equality Italia".
Porém, o próprio Mancuso, um dos ativistas homossexuais mais populares da Itália, tomou distância da iniciativa, também reprovada pela classe política e os grupos que defendem os direitos dos gays no país.
"O que me surpreendeu foi que alguns dos presentes na lista reagiram de modo muito positivo, o que quer dizer que tiveram uma reação melhor do que a dos líderes dos movimentos gays. Há uma questão central: é uma ofensa dizer a alguém que é gay?", indagou Mancuso à imprensa italiana.
A resposta do ativista fazia referência à rejeição manifestada pela principal associação LGTB da Itália, Arcigay, que reprovou a lista por não haver "nenhum dossiê e nenhuma fonte verificada".
Anna Paola Concia, autora da proposta de lei contra a homofobia, que foi rejeitada pela Câmara dos Deputados em julho, também se posicionou contra a iniciativa do blog.
"Fazer alguém assumir ser homossexual é uma prática extrema e violenta que não faz parte da minha cultura política. Mas essa atitude é fruto de desespero dos cidadãos homossexuais e transexuais que são vitimas de discriminações inaceitáveis", comentou Anna Paola, que é lésbica assumida e integrante do opositor PD (Partido Democrata).
A ministra de Igualdade, Mara Carfagna, companheira de partido de alguns dos políticos que aparecem na lista, também fez questão de expressar sua reprovação à iniciativa. "A lista é um disparate cínico e violento, uma difamação gratuita que não colabora com a causa da luta contra a homofobia", avaliou.












LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: