[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Conto de Eça de Queiroz explora metáforas e sutilezas da chuva


da Livraria da Folha

Divulgação
Escrito perto de sua morte, o autor deixou o texto por terminar
Escrito perto de sua morte, o autor deixou o texto por terminar

O conto pouco conhecido do escritor português Eça de Queiroz, ganha destaque em nova edição artisticamente ilustrada por Guazzelli. "Um Dia de Chuva" foi escrito já no fim de sua vida, e serve como uma bonita e melancólica metáfora da vida e seu tortuoso e alegre percurso.

O curioso é que o texto foi escrito próximo à sua morte, e por isso, ele está inacabado. Contudo, como os especialistas analisam, esta descontinuidade final apenas acrescenta ares modernos à obra, não diminuindo o resto da produção. Esta ideia indica a qualidade do pensamento e da escrita, onde cada parágrafo revela muita mais do que parece e se sustenta sozinho.

A chuva, como não podia deixar de ser, é elemento constante na narrativa, e ela acompanha os passos (molhados) de José Ernesto, um tipo solteirão louco para sair da cidade grande.

Rumo até o norte de Portugal, interessa-se por adquirir uma propriedade, contudo, fechar o negócio torna-se impossível devido ao incômodo da chuva e que o impede de fazer a visita.

O lado romântico da história começa quando, sentado à mesa para uma refeição ao lado de moradores locais, ouve do padre -este, também procurador dos donos das casas- o sermão sobre a família detentora da propriedade, e principalmente, se encanta pelas palavras direcionadas a uma bela moça, D. Joana, filha do dono. A intensidade de toda uma paixão começa assim, quase que no invisível, apesar do personagem a senti-la.


Siga a Livraria da Folha no Twitter

As ilustrações de Guazzelli buscam fazer um contraponto á fluência do texto, sem contudo, um agredir o outro. A chuva contorna toda uma propriedade, pessoas e pensamentos, enquanto as palavras seguravam as estruturas da propriedades e certas éticas e costumes típicos. As cores azul e marrom adotadas nos desenhos são uma referência à azulejaria portuguesa da época.

Como indica a apresentação de "Um Dia de Chuva", este conto "estabelece, mais uma vez, o paralelo entre os males da cidade e as excelências da vida próxima à natureza."

*

"Um Dia de Chuva"
Autor: Eça de Queiroz
Editora: Cosac Naify
Páginas: 56
Quanto: R$ 39,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: