[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 17 de março de 2011

Toshiba fecha fábrica de LCD no Japão por um mês, Lenovo teme fornecimento


Publicada em 17/03/2011 às 17h24m

Reuters

TÓQUIO/XANGAI - A Toshiba afirmou que uma de suas linhas de montagem no Japão, que fabrica pequenos displays de cristal líquido (LCD) ficará fechada durante um mês, e a fabricante de PCs Lenovo demonstrou preocupações a respeito de componentes, enfatizando a ameaça às cadeias de fornecimento provocada pelo terremoto do Japão.

(Leia mais: Zona Franca de Manaus teme falta de componentes vindos do Japão )

A Hitachi também afirmou que a produção de pequenos painéis de cristal líquido será interrompida em sua fábrica próxima a Tóquio por um mês enquanto a empresa lida com danos e a falta de energia decorrentes do terremoto.

Os fechamentos de fábricas da Toshiba e da Hitachi são apenas os últimos de uma série de casos semelhantes em outras companhias japonesas após o terremoto acompanhado de tsunami e da crise nuclear, que ameaçam o fornecimento de toda sorte de componentes à indústria mundial, desde semicondutores a peças de carros.

As fábricas da Toshiba abastecem a indústria de telefones celulares e montadoras de carro com paineis de aparelhos de navegação. Suas duas fábricas, incluindo outra localizada no Japão que não foi afetada, respondem por cerca de 5% do mercado mundial de pequenos LCDs, afirmou Damian Thong, analista da Macquarie Capital Securities, no Japão.

A fabricante de chips Maxim Integrated Products e a Lenovo, a quarta maior marca de PCs do mundo, também fazem parte da lista de empresas de vários setores que alertam para as interrupções na produção.

- No curto prazo não haverá muito impacto. Estamos mais preocupados com o impacto no próximo trimestre - afirmou o presidente-executivo da empresa, Yang Yuanqing, a jornalistas de Xangai nesta quinta-feira.

Mesmo se as fabricantes de PC como a Lenovo quisessem encontrar fornecedores em outros países, é questionável se eles teriam capacidade para atender a demanda.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: