[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 28 de março de 2011

Estação Butantã do metrô de SP abre nesta segunda-feira


Publicidade

DE SÃO PAULO

Será inaugurada nesta segunda-feira (28) a estação Butantã da linha 4-amarela do metrô paulistano.

Nova estação abre corrida imobiliária no Butantã
Estação Butantã terá linha direta para USP
Governo estuda implantar bilhete único metropolitano

De acordo com o Metrô, inicialmente a estação vai funcionar das 8h às 15h, apenas de segunda à sexta, incluindo feriados, para a realização de testes.

Inaugurada em maio de 2010, a linha 4 funciona hoje apenas entre as estações Paulista e Faria Lima. Com a nova estação, a linha vai alcançar 5,2 km --quando completa, ela terá 12,8 km.

Pelos cálculos do metrô, a nova estação vai permitir um ganho de 23 minutos no trajeto entre as avenidas Vital Brasil e Paulista, considerando o tempo de viagem informado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) a partir de velocidade média do trânsito nos horários de pico.

Anexo à estação Butantã vai funcionar um terminal de ônibus. A SPTrans, responsável pelo transporte municipal, vai implantar duas linhas : a primeira, chamada Butantã-USP, fará a ligação entre o metrô e a Cidade Universitária. A segunda, batizada de Butantã-Luz, circulará pelo corredor da avenida Rebouças com destino à estação da Luz.


Juca Varella-18.mar.11/Folhapress
Funcionárias limpam portas da estação Butantã, que se abrem simultaneamente com as do trem
Funcionárias limpam portas de plataforma da estação Butantã, que se abrem simultaneamente com as do trem

PINHEIROS

Oficialmente, o governo mantinha a metade do ano como prazo para abrir as duas próximas estações da linha --Butantã e Pinheiros--, mas a Folha apurou que a empresa queria antecipar as entregas.

Em fevereiro, o Metrô obteve a licença ambiental da Cetesb (companhia ambiental do Estado) para operar as duas estações.

A meta extraoficial é inaugurar a estação Pinheiros --polêmica pela abertura da cratera em 2007-- até abril, e o funcionamento para horários de pico até junho.

As estações Luz (que fará integração com a linha 1-azul) e República (integrada com a 3-vermelha) serão concluídas só no segundo semestre.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: