[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Manifestantes do Egito usam serviço de Tweet por voz

adrenaline


autor: alexandre

Fornecido pelo Google e Twitter, o serviço speak-to-tweet ajuda os manifestantes egípcios a furar o bloqueio à internet no país.

Já disponível, o serviço permite que as pessoas disquem para um número internacional e deixem uma mensagem de voz. A mensagem é publicada no Twitter com a hastag #egypt.

As pessoas podem ouvir as mensagens discando para os mesmos números usados pelos Egípcios (+16504194196 , +390662207294, +97316199855), ou acessando @speak2tweet.

O Google diz que seus engenheiros trabalharam juntos com a equipe do Twitter e da recém adquirida SayNow, empresa especializada em tecnologia de voz, durante todo o final de semana para colocar o serviço no ar.

O Noor, último provedor de internet do Egito que ainda operava, ficou inacessível ontem, de acordo com relatos. O ISP ainda se mantinha online, mesmo depois que os outros provedores pararam de receber e enviar tráfego, na última sexta.


Google lança serviço para ajudar egípcios a acessar Twitter e burlar censura

Publicada em 01/02/2011 às 09h18m

O Globo, com agências internacionais

RIO - Após quatro dias com a internet fora do ar no Egito, o Google anunciou nesta segunda-feira um serviço para ajudar os egípcios a usar o Twitter e burlar a censura no país, na véspera do que é esperado como o maior protesto dos últimos 30 anos contra o governo Hosni Mubarak.

O Twitter e o Facebook foram cruciais para a organização dos protestos na Tunísia. Eles também cumpriam papel importante no Egito, até serem bloqueados pelo governo, que chegou ao extremo de tirar toda a internet do ar para impedir completamente o uso de redes sociais pelos revoltosos.

Nesta segunda-feira o último provedor de internet do país que ainda funcionava também saiu do ar, segundo a empresa de segurança Renesys. O provedor Noor dava acesso aos setores de aviação e financeiro, incluindo a bolsa de valores do Cairo.

Para contornar essa censura, o Google trabalhou em parceria com o Twitter e a SayNow, uma empresa recém-adquirida pelo gigante da internet. Após um fim de semana de trabalho, mesmo sem internet e celular, dois serviços que vêm sendo cortados com frequência nesta última semana, os egípcios poderão colocar as mensagens no Twitter, via qualquer aparelho de telefone

Para isso, é preciso apenas discar um dos três números fornecidos pelo Google (+16504194196, +390662207294 e +97316199855), deixar uma mensagem de voz e automaticamente, após convertida, ela estará publicada no Twitter com a hashtag #egypt.

As mensagens poderão ser vistas no Twitter @speak2tweet ou ouvidas através desses mesmos números de telefone.

Uma fonte próxima ao assunto disse que o Google, cujo lema é "Não seja mau", não está tomando nenhum lado na crise do Egito, mas simplesmente dando acesso à informação. A empresa já havia tomado atitude semelhante ao transmitir ao vivo imagens da cobertura da Al Jazeera no YouTube.

Dezenas das mensagens criadas por voz já aparecem no Twitter. Elas duram desde poucos segundos até alguns minutos e trazem pessoas se identificando como egípcios e descrevendo a situação atual em várias partes do país.

"O governo está espalhando rumores de medo, assaltos e violência", diz uma das mensagens, em inglês, "As únicas ocorrências de roubo foram feitas pelos próprios policiais".



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: