[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Hérnia inguinal

/www.drauziovarella.com.br

Dr. Paulo Alberto Corrêa é médico-cirurgião e faz parte do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo (SP).

Hérnia inguinal é a protrusão de uma alça do intestino através de um orifício que se formou na parede abdominal na região da virilha. As hérnias acontecem por descuido da natureza na formação dessa parede, que tem de suportar pressões muito altas.

Não é só a pressão provocada pelos exercícios que contraem a musculatura do abdômen. Durante o esforço da evacuação, a parede abdominal funciona como uma prensa, prensa de que as mulheres também se valem, na hora do parto, para expulsar o feto do interior do útero.

Imagem01_HERNIA.jpg Imagem02_HERNIA.jpg

Existem dois tipos de hérnias inguinais que ocorrem com mais freqüência: a direta e a indireta. A indireta ( imagem 1) se forma pela passagem da alça intestinal para o interior da bolsa que envolve o testículo através de um ponto frágil, o anel herniário. Já a direta ( imagem 2), como o próprio nome sugere, forma-se diretamente num ponto da parede abdominal enfraquecida, que se rompe, permitindo a penetração de um segmento do intestino na bolsa escrotal.

A imagem 3, num corte lateral do abdômen de um indivíduo do sexo masculino - porque a incidência de hérnias inguinais é maior nos homens – mostra como a alça intestinal foi empurrada para baixo e formou uma hérnia dentro da bolsa escrotal.

Imagem03_HERNIA.jpg

Orientação para Pacientes com Hérnia Inguinal

O que é uma hérnia inguinal?

Hérnia é a protusão (saliência ou abaulamento) de parte do conteúdo intra-abdominal que podem ser tecido adiposo, alças de intestino grosso ou intestino delgado através de um orifício na parede da região inguinal que pode ocorrer em um lado ou ambos os lados. Elas podem ser congênitas, por um erro do fechamento da região inguinal que ocorre logo após o nascimento ou podem ser adquiridas em qualquer fase da vida.


Desenho mostrando uma pessoa com hérnia inguinal. Observe que o intestino penetra em uma abertura (fraqueza ou buraco) na parede abdominal, fazendo uma protusão (saliência ou abaulamento).

A hérnia inguinal é uma doença bastante comum. Cerca de 15% das pessoas são portadoras de hérnia na região inguinal. Qualquer pessoa pode ter hérnia inguinal, mas algumas têm maior propensão de adquiri-las, como:

  • Idade. Apesar de a hérnia inguinal poder ocorrer em qualquer idade, de recém-nascidos até idosos, ela é mais freqüente nos extremos da vida do que no adolescente ou adulto jovem. É mais freqüente no recém-nascido por um defeito congênito (de nascença) e nos idosos por enfraquecimento dos tecidos (músculo) da parede abdominal.
  • Homem. A hérnia inguinal é muito mais freqüente no sexo masculino do que no feminino.
  • Doenças associadas. A hérnia inguinal é mais freqüente em trabalhadores braçais e em pessoas que têm algumas doenças, constipação intestinal crônica, obesidade, tabagismo, doenças da próstata, do pulmão, coração ou fígado. Estas doenças geralmente aumentam a pressão intra-abdominal facilitando a ocorrência das hérnias.

Por que ocorre a hérnia inguinal?

Algumas pessoas nascem com defeito (congênito), em que existe uma fraqueza em vários pontos da região inguinal. Algumas condições adquiridas ao longo da nossa vida também podem enfraquecer a parede abdominal na região inguinal e assim facilitar o aparecimento das hérnias.

Quais são os sintomas da hérnia inguinal?

As pessoas que têm hérnia inguinal são geralmente capazes de observar uma saliência ou abaulamento na região inguinal (virilha) de um ou dos dois lados. Esta saliência fica embaixo da pele e se torna mais evidente quando a pessoa tosse, ergue peso ou faz força. Muitas pessoas também sentem desconforto ou dor fraca ou até forte quando fazem esforço físico excessivo.

A hérnia tende a aumentar de tamanho com o passar do tempo. Após alguns meses ou anos, a hérnia pode aumentar de volume e em algumas pessoas pode comprometer até a bolsa escrotal.

A hérnia inguinal pode complicar?

A complicação mais temida da hérnia é o estrangulamento ou encarceramento, que ocorre quando o intestino fica retido no interior do saco herniário, não podendo mais retornar para a cavidade abdominal e, se não tratado com urgência, sofre estrangulamento por diminuição da circulação sanguínea, o que pode acarretar a necrose do segmento de alça intestinal que estiver retido nesta posição anormal. Esta complicação pode ocorrer tanto em pessoas com diminutas hérnias até aqueles que apresentam hérnias volumosas por longos períodos. O estrangulamento provoca cólicas, distensão abdominal e o aumento da dor com a progressão do quadro. O intestino para de funcionar e o paciente pode apresentar perda do apetite, náuseas e vômitos.

Se você apresentar estes sintomas não perca tempo. Procure o Centro de Hérnia imediatamente. Esta complicação necessita de tratamento cirúrgico de urgência. Neste caso ligue para o fone 51-32314407.

Lembre-se! O uso de cintas, suspensórios ou fundas é desaconselhável, podendo mesmo ser prejudicial pela compressão inadequada da porção intestinal que estiver no interior do saco herniário.

Diagnóstico

O exame da região inguinal pelo médico é suficiente para estabelecer o diagnóstico de hérnia em praticamente todos os pacientes. No Centro de Hérnia inicia-se pela detalhada obtenção da história clínica, do exame físico além do exame de ecografia para determinar a presença de qualquer segmento herniário que o paciente possa apresentar na parede da região inguinal.

É sempre importante examinar a região inguinal em ambos os lados, pois não é rara a ocorrência de hérnias bilaterais, mesmo sem sintomatologia.

Tratamento

A única forma de tratamento de uma hérnia inguinal sintomática é cirúrgica. Esta operação é muito simples, desde que o paciente não apresente outras doenças que não tratadas podem contra indicar o procedimento.

Existem duas formas de realizar o tratamento cirúrgico da hérnia inguinal:

Herniorrafia através da videocirurgia

Através da videolaparoscopia que é considerada uma técnica minimamente invasiva, que tem a grande vantagem da redução da dor pós-operatória, ausência de incisões convencionais e praticamente ausência de recidivas com retorno rápido as atividades laborais. É hoje considerada a técnica de padrão ouro das hérnias inguinais.


A operação de hérnia inguinal por videocirurgia ou também conhecida
como "operação dos furinhos" é realizada através de apenas 3 furinhos
de meio e um centímetro. Não é necessário fazer um corte grande na barriga
(abdômen). Se houver hérnia dos dois lados, o tratamento das duas hérnias
é feito através dos 3 furinhos, sem a necessidade de fazer furinhos adicionais.


O cirurgião e a sua equipe podem visualizar a hérnia em uma televisão. A hérnia e o defeito na parede abdominal são filmados por uma pequena câmara colocada através de um dos furinhos.


Desenho mostrando o fechamento do buraco (abertura ou fraqueza) da parede abdominal
por onde a hérnia passava (fazia abaulamento). Uma tela extremamente resistente de
polipropileno é usada para fechar o buraco.

Herniorrafia através de um corte

Tension-free, empregada especialmente em pacientes que tem cirurgias abdominais préveas onde a vídeolaparoscopia não pode ser realizada com segurança. Diferencia-se da anterior pois é realizada através de uma pequena incisão cirúrgica, que permite que o procedimento seja realizado apenas sob anestesia local e uma leve sedação, com os mesmo resultados.

Desenho mostrando o tratamento da hérnia realizado através de uma incisão na região inguinal.
A hérnia é empurrada para dentro do abdômen (barriga) e a abertura (buraco ou fraqueza) da parede
abdominal é fechada com uma tela bastante resistente
.


Vantagens da Operação

  • Realizada apenas com 3 diminutas punções na parede abdominal por onde são introduzidos uma microcâmera de vídeo de alta resolução além de outros instrumentos, que são necessários para a correção do defeito herniário.
  • Recuperação rápida do paciente, os pacientes ficam internados no hospital menos de 6 horas e podem retornar ao trabalho em apenas 1 semana, além da vantagem adicional de poder realizar a correção das hérnias bilaterais simultâneamente.
  • Diminuição expressiva da dor pós-operatória.
  • Aspecto estético considerável.
  • Risco de infecção desprezível.

Todos os pacientes com hérnia inguinal precisam operar?

Todas pessoas com hérnia inguinal, independente da idade, devem ser operados, com exceção dos que têm outras doenças graves e que apresentam risco cirúrgico elevado.

Complicações

Apesar dos resultados do tratamento cirúrgico serem excelentes, alguns pacientes podem ter complicações, como em qualquer procedimento cirúrgico. As complicações mais comuns são hematoma (coleção de sangue), retenção urinária (impossibilidade temporária de urinar) e risco anestésico, em pacientes portadores de doenças graves associadas.

Orientações Pós-Operatórias

A recuperação da operação é geralmente muito rápida e a maioria dos pacientes retornam as suas atividades normais em poucos dias.

Os pacientes tratados pelo Centro de Hérnia recebem uma orientação nutricional para os primeiros 7 dias, bem como a prescrição medicamentosa para o período pós-operatório.

Os cortes ou furinhos são fechados com pontos e cobertos com curativo (micropore). É raro que ocorra hematoma ("azulado" ou "roxo") ou pequenos sangramentos. Não se preocupe. Não retire o micropore, a menos que o seu médico o oriente neste sentido.

Evite ficar muito tempo deitado ou sentado. Procure andar várias vezes ao dia. Pode andar e subir escada, lentamente. Assim que você tiver se movimentando com facilidade e com pouca dor, em geral, pelo sétimo dia pós-operatório, poderá dirigir.

Você poderá erguer peso desde que não tenha desconforto.

Inicie lentamente o retorno de sua vida normal.

Termo de Consentimento

Eu,________________________________________, autorizo o Dr.______________________, CRM______, e a sua equipe, a realizar em mim o procedimento "herniorrafia inguinal" para o tratamento da hérnia inguinal.

Estou ciente que sou portador (a) de outras condições médicas:
.

Fui devidamente informado (a) que a operação pode apresentar riscos, que incluem: necessidade de conversão para a operação de corte, recidiva da hérnia, infecção, sangramento, hematoma, perfuração de vísceras, retenção urinária, orquite, lesão de nervos da região operatória, risco anestésico, risco de reações alérgicas a medicamentos, risco de vida, entre outros.

Declaro que recebi e li o manual "Orientação para Pacientes com Hérnia Inguinal" .

Após a leitura atenta deste termo de consentimento, afirmo que me foram esclarecidas todas as minhas dúvidas sobre a doença, a operação, as complicações da operação, a evolução pós-operatória, não sendo negado o esclarecimento de quaisquer das minhas dúvidas, e por isso firmo este termo de consentimento.

Local e data

Paciente: RG

Testemunha 1: RG

Testemunha 2: RG


Hérnia Inguinal

Perguntas mais freqüentes

vai para página principal

1 - O que é HÉRNIA INGUINAL?


Hérnia inguinal é quando os pais ou o pediatra notam um abaulamento ("bolinha") na região inguinal ("virilha") da criança, ou na bolsa escrotal ("saquinho") do menino, abaulamento este que cresce aos esforços ( choro, tosse, grito, espirro, evacuação,...).
Ocorre em 1 a 5 % das crianças, sendo 6 a 10 vezes mais freqüentes no meninos.

Figura 1:
a) Anatomia Normal
b) Hérnia Inguino-escrotal
c) Hérnia Inguinal

2 - O que causa esta Hérnia inguinal ?


Vou explicar primeiro o que ocorre nos meninos porque é mais freqüente, e mais fácil de entender!
Durante a gravidez, na formação intra-uterina dos genitais masculinos os testículos são formadas dentro do abdome ("barriga") da criança, e eles vão descendo até que no 7º ou 8º mês forma-se um "túnel", um "canal" na musculatura inguinal ("virilha"), pelo qual os testículos descem até a bolsa escrotal. Este canal deve cicatrizar e desaparecer até o nascimento, e se isto não ocorrer permanece aberto um canal, um túnel por onde podem sair de dentro do abdome os intestinos em direção ao escroto.
Nas meninas este "túnel" se forma para permitir a passagem do ligamento redondo (um dos mecanismos de fixação do útero) em direção aos grandes lábios.

3 - Porque a hérnia inguinal precisa ser operada ?


A cirurgia é necessária porque :

- Não existe a possibilidade de fechamento expontâneo deste túnel.
- A permanência do intestino dentro deste canal causa desconforto, impede a prática de esporte nas crianças maiores, e prejudica a longo prazo o desenvolvimento do testículo.
- Principalmente pelo risco de encarceramento e estrangulamento da hérnia!

4 - O que é estrangulamento de uma hérnia?


É quando as alças do intestino ficam presas dentro deste túnel, e não recebem mais sangue, podendo necrosar ("apodrecer"), o que aumenta muito o risco anestésico, cirúrgico e o risco de sequelas.

5 – E como eu sei que a hérnia
encarcerou ou estrangulou?


O primeiro sinal é a dor intensa, contínua, seguida por vômitos, febre e a criança para de evacuar. Ao olhar para o abaulamento na "virilha", você notará que ele está maior, mais avermelhado, brilhante pelo edema (ïnchaço"), e ao tocar nele a dor aumenta. Você também observará que o abaulamento não se reduz, não desaparece quando a criança para de chorar.
Se isto acontecer não dê mais alimentos para a criança e leve-a imediatamente a um Pronto Socorro Pediátrico ou ao seu Cirurgião ou Urologista Pediátrico.

6 - Qual a idade ideal para cirurgia?


Logo após ser confirmado o diagnóstico, a não ser que a criança tenha peso<2.000>

7- Como os pais podem preparar
o filho para a cirurgia ?


a) Em primeiro lugar os pais devem receber do cirurgião pediátrico orientações que lhes permitam conhecer como será realizada a cirurgia, para que eles se sintam seguros e possam transmitir esta segurança para seu filho.

b) NÃO MENTIR , NEM ESCONDER do paciente o que será realizado, mas também não entrar em detalhes que ele não possa compreender, ou que possam assusta-lo. Exemplo: evitar o uso das palavras "cortar", "tirar fora", ...

c) Mostrar para a criança as vantagens da cirurgia que ela compreende. Exemplo: não terá mais dores no local da "bolinha", poderá voltar a jogar bola e andar de bicicleta, desaparecerá aquela "bolinha" que a assusta, ...

d) Diminuir o "medo do desconhecido" - demonstrando amor, segurança, respondendo honestamente todas as perguntas feitas, e levando-o, se possível, a conhecer antecipadamente o hospital onde será realizado a cirurgia.

8- Os pais podem assistir a cirurgia?


Nas crianças acima de 6 a 12 meses de idade é importante que um dos familiares permaneça junto a criança até que ela durma, para que ela se sinta segura. Em alguns hospitais de Porto Alegre é permitida e incentivado a permanência do pai e/ou da mãe ao lado da criança durante a indução anestésica...
Durante o ato cirúrgico no entanto não é permitido, por não ser necessário, para diminuir os risco de infecção, e evitar transtornos a rotina da sala cirúrgica.
Na Sala de Recuperação Pós-Anestésica , os pais podem e devem permanecer ao lado da criança, tranqüilizando-a, e auxiliando-a a se alimentar após estar bem acordada.

9 - Como é feita a cirurgia ?


A não ser que o paciente seja prematuro, de baixo peso, tenha outras doenças ou que os pais prefiram, a cirurgia será feita de Ambulatório. Isto quer dizer que o paciente não precisa ficar internado, não vai dormir, passar a noite num quarto do hospital, evitando assim uma maior separação do ambiente familiar, e diminuindo os riscos de infecção hospitalar, e os custos da cirurgia.
Quanto a técnica cirúrgica, e o local da incisão cirúrgica, isto varia conforme a idade e o sexo do paciente, e a experiência do cirurgião.

10 - E a anestesia, é local ou geral ?


Na infância, e mesmo na adolescência, se prefere a anestesia geral, geralmente precedido pelo uso de um sedativo e de um analgésico, pois:
  • Evita que o paciente assista, participe e se assuste durante o ato cirúrgico.
  • Evita a dor das "picadas" de agulha e da introdução do anestésico local.
  • Permite que o paciente permaneça quieto, sem se movimentar durante a cirurgia .
  • O paciente não se lembrará de nada que ocorre na sala de cirurgia, não tendo portanto nenhum trauma psicológico.
  • Por ser muito seguro (risco de complicações severas inferior a 1 em cada 5.000 anestesias, e risco de óbito ao redor de 1 em cada 200.000 anestesias).

11 - E depois da cirurgia, quantos dias
a criança necessita faltar a aula?


As crianças, se possível, são operadas numa quinta ou sexta-feira, e retornam tranqüilamente as aulas na Segunda-feira, mas com a recomendação de que evitem exercícios físicos que possam traumatizar a região cirúrgica por 2 a 3 semanas (Exemplos: - "lutas", jogar bola, andar de bicicleta, "skate", patins, "rollers",...).



Hérnia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção Hérnia abdominal deverá ser fundido aqui.
Se não concorda, discuta sobre esta fusão na página de discussão deste artigo.

Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade. (desde novembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

Hérnia
Star of life caution.svg Aviso médico
Classificação e recursos externos
CID-10 K40-K46
CID-9 550-553
MedlinePlus 000960

Hérnia é a protrusão de um órgão ou parte dele através de um orifício natural ou adquirido.

A hérnia geralmente aparece quando o portador tenta levantar um peso, tossir ou fazer qualquer outra tarefa que aumente a prensa abdominal (a hérnia literalmente salta do abdome, em um processo muito doloroso).

A cavidade abdominal é basicamente um grande espaço onde ficam os intestinos, o estômago, o fígado e outros órgãos. Eles são mantidos no lugar por aponeuroses, músculos e pele, com algumas áreas fechadas por ossos. Mas quando, por qualquer motivo, ocorre um enfraquecimento desta parede, com a formação de um orifício na parte muscular e aponeurótica da parede, as estruturas que estão dentro do abdome tendem a deslizar para o orifício, criando uma protrusão visível ao portador - só a pele separa o intestino (por exemplo) da parte exterior do abdome.

O tamanho do orifício (chamado de anel) é muito importante: caso o anel deste orifício seja largo o bastante para entrar e sair o intestino, por exemplo, ele causará apenas desconforto ao paciente. Mas caso o anel do orifício seja pequeno, corre-se o risco da alça intestinal entrar e não conseguir sair, trancando a circulação desta alça intestinal (estrangulamento).

Hérnias estranguladas constituem uma emergência médica gravíssima, e se o paciente não for operado rapidamente corre sério risco de morte: ao sofrer um estrangulamento a alça intestinal não recebe sangue e oxigênio, sofrendo com a isquémia e necrosando. A parte afetada se rompe e ocorre a perfuração do intestino, liberando seu conteúdo diretamente na cavidade abdominal, que não está preparada para se defender. Como resultado o paciente pode morrer de infecção generalizada (septicemia).

[editar] Tipos de hérnias

Diagrama representando uma hérnia inguinal indireta

Basicamente, existem tantas possibilidades de hérnias quanto existem cavidades fechadas no corpo humano. Abaixo citamos os nomes dos tipos principais, por ordem de ocorrência:

  • Hérnia inguinal - (na virilha)
  • Hérnia umbilical
  • Hérnia epigástrica - (região do estômago)
  • Hérnia femoral ou crural - (junto à coxa)
  • Hérnia incisional - (nas incisões cirúrgicas)
  • Hérnia do hiato esofágico - (porção do estômago vai para dentro do tórax, através de uma passagem naturalmente fechada do diafragma)
  • Hérnia muscular
  • Hérnia de Bochdaleck - Hérnia Diafragmática: falha de fechamento do diafragma, geralmente ocorre do lado esquerdo do diafragma, comprometendo o funcionamento do pulmão
  • Hérnia de Petit - (principal queixa: percepção de um tumor de consistência firme no dorso, que pode estar acompanhada de sensação de ardência ou dor)
  • Hérnia de disco
  • Hérnias cerebrais - (no crânio) caracterizada pelo avanço do tecido encefálico para outras cavidades cranianas, para o exterior da caixa craniana (acompanhadas de traumatismos cranianos) ou invadindo o foramen magnum.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: