[Valid Atom 1.0]

sábado, 29 de janeiro de 2011

" Quem precisar de um empreguinho, me mande um currículo que nos vamos ver o que nós conseguimos fazer "


Ex-presidente Lula oferece emprego a estudantes em cerimônia de graduação na Universidade Federal de Viçosa

Publicada em 28/01/2011 às 23h18m

Thiago Herdy

BELO HORIZONTE - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na noite desta sexta-feira o título de doutor honoris causa, concedido pela Universidade Federal de Viçosa, na Zona da Mata mineira. O convite para receber a honraria foi feito em setembro do ano passado, mas Lula disse que só poderia recebê-lo quando não estivesse mais no cargo de presidente. Além de receber o título, Lula foi paraninfo dos 1,2 mil estudantes que concluíram a graduação na universidade mineira no último ano. Na cerimônia, cumprimentou um por um cerca de 400 deles, que participaram do ato, transmitido pela internet. O restante colou grau na semana passada. Em discurso, Lula prometeu até emprego para os formandos.



- Quem precisar de um empreguinho, me mande um currículo que nos vamos ver o que nós conseguimos fazer - disse de improviso, enquanto passava as folhas do discurso que lia no palco.

Lula chegou em um jato particular no Aeroporto Regional de Ubá, a 60 quilômetros de Viçosa, na companhia do ex-secretário geral da Presidência, Luiz Dulci, autor de seus discursos na época em que era presidente. Ele foi recepcionado por dirigentes petistas e pelo ministro da educação, Fernando Haddad, que também participou da cerimônia na universidade. Lula evitou os jornalistas e disse que daria entrevista apenas daqui a três meses.

O ex-presidente começou a fala aos estudantes lembrando que não discursava há 21 dias, por isso todos deveriam estar preparados, porque "a noite seria longa". Depois de citar números e eventuais avanços de sua gestão, elogiar os programas educacionais em curso e agradecer os votos de Viçosa para Dilma Rousseff (PT) nas últimas eleições, Lula se emocionou ao dizer que era "apaixonado pelo potencial libertador da educação".

- A vida não me deu a oportunidade de entrar na universidade como aluno. Mas posso dizer que fui abençoado com a chance de resgatar a dignidade da universidade brasileira, como Presidente da República. Por isso, hoje, sinto-me em casa, na casa de vocês. Sou mais do que nunca um homem apaixonado pelo potencial libertador que a educação promove em todo o mundo - disse o ex-presidente.

Olhando para os estudantes, Lula adotou um tom motivacional, pediu a eles que não desistam por causa das dificuldades que surgirem pelo caminho e que se espelhem em seu exemplo de vida.

- Quando estiverem desanimados, digam "pô, se aquele cara de Garanhuns (PE) venceu, se aquele cara que o Obama disse que era o cara venceu, eu é que sou o cara e eu que vou vencer - discursou.

Em seguida, o ex-presidente emendou mais uma promessa de ajuda aos estudantes:

- Quando estiverem no desespero, me telefonem, porque vou ajudar vocês a vencerem na vida, porque o Brasil precisa de vocês.

Ao fim da cerimônia, 1,2 mil formandos montaram uma longa fila para cumprimentar pessoalmente o ex-presidente. Lula abraçou e tirou foto com cada um deles, até a fila acabar. Segundo a assessoria, o ex-presidente passaria a noite em Viçosa. Na manhã deste sábado está prevista uma nova homenagem: a entrega de uma comenda da Prefeitura de Ubá.


Honoris causa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Honoris causa, abreviado como h.c., é uma locução latina (em português: "por causa de honra") usada em títulos honoríficos concedidos por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

Historicamente um Doutor honoris causa (ou Doctor honoris causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional - a menos que se especifique o contrário.


Elite :

Lula: jatinho, BMW e doutor honoris causa

Por Raphael Veleda, na Folha Online. Comento no post seguinte:

Em sua primeira viagem fora de São Paulo após deixar a Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou as realizações de seus governos na área da educação e criticou o que chamou de “lógica excludente do passado”.

Nesta sexta-feira, Lula foi paraninfo e discursou a formandos da Universidade Federal de Viçosa (a 225 km de Belo Horizonte). Ele também recebeu o título de doutor honoris causa, oferecido pela instituição. Em sua fala, Lula fez referência à presidente Dilma Rousseff. Disse que dorme “tranquilo sabendo que a Dilma está lá” na Presidência.

Foram 30 minutos de discurso, dos quais a maior parte foi lido em um texto pronto. Ele só falou de improviso no final, quando citou sua história de vida para pedir que os alunos não desanimem diante de dificuldades. O ex-presidente disse aos formandos que, ao convidarem-no para ser paraninfo, “homenagearam o enorme esforço que o Brasil fez na educação nos últimos anos”.

Em seguida, lembrou números de sua gestão, dizendo, por exemplo, que os investimentos em educação mais do que dobraram nos últimos oito anos. Lula chegou a universidade com 45 minutos de atraso em uma BMW modelo X6. Estava acompanhado do ex-ministro Luiz Dulci e de assessores. O ministro da Educação, Fernando Haddad, esperava o ex-presidente no campus.

A comitiva chegou a Minas de jatinho. Lula dormiria em Viçosa e, neste sábado, receberá outra homenagem –uma comenda da Prefeitura de Ubá a ser entregue às 10h.Ao ser abordado por jornalistas quando chegava a Viçosa, Lula disse que só dará entrevistas “daqui a três meses”.

Por Reinaldo Azevedo






Ex-reitor da Federal de Viçosa assume secretaria no MEC

Glória Tupinambás -

Publicação: 23/01/2011 09:58 Atualização: 23/01/2011 10:29

Luiz Cláudio Costa reforça o espaço de Minas no ensino superior  (Junia Oliveira/EM/D.A Press - 24/12/2010)
Luiz Cláudio Costa reforça o espaço de Minas no ensino superior

Fervoroso defensor do Exame Nacional do Ensino Médio, o mineiro Luiz Cláudio Costa assumiu, esta semana, o cargo de secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Com planos de propor melhorias para questões operacionais do teste, Luiz Cláudio deixa a reitoria da Universidade Federal de Viçosa para enfrentar desafios do governo Dilma, entre eles, o de aumentar a atuação das universidades no desenvolvimento social do país.

Para os mineiros, a nomeação de Costa é sinal de mais força para projetos do estado. O principal deles é a criação da Superuniversidade do Sudeste, consórcio inédito entre sete instituições de ensino, entre elas as universidades federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), Ouro Preto (Ufop), São João del-Rei (UFSJ) e Viçosa (UFV). Graduado em matemática e mestre em agronomia, ele assume o cargo no lugar de Maria Paula Bucci.

Luiz Cláudio Costa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Prof. Dr. Luiz Cláudio Costa é professor e pesquisador na Universidade Federal de Viçosa. [1].

Foi nomeado reitor da UFV em outubro de 2008 com 58,54% dos votos. Seu mandato e previsto para terminar em outubro de 2012. [2].

Costa ingressou na Universidade Federal de Viçosa em 1983. É atualmente professor associado do Departamento de Engenharia Agrícola na área de mudanças climáticas.

Em janeiro de 2011, Luiz Cláudio foi nomeado e assumiu a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), deixando a reitoria da Universidade Federal de Viçosa.

Referências


Precedido por
Carlos Shigueyuki Sediyama
Reitor da Universidade Federal de Viçosa
20082011
Sucedido por
-




República Federativa do Brasil
Dilma Vana Rousseff - Presidente

Ministério da Educação
Fernando Haddad - Ministro

Secretaria de Educação Superior
Maria Paula Dallari Bucci - Secretária

Reitoria
Luiz Cláudio Costa - Reitor

Vice-Reitoria
Nilda de Fátima Ferreira Soares - Vice-Reitora

Gabinete da Reitoria
Maria das Graças Soares Floresta

Secretaria de Órgãos Colegiados
Efraim Lázaro Reis

Pró-Reitoria de Administração
Antônio Cleber Gonçalves Tibiriçá - Pró-Reitor

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários
Derly José Henriques da Silva - Pró-Reitor

Pró-Reitoria de Ensino
Vicente de Paula Lélis

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Gumercindo Souza Lima - Pró-Reitor

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
Luiz Antônio Abrantes - Pró-Reitor

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Cosme Damião Cruz - Pró-Reitor

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
Sebastião Tavares de Rezende - Pró-Reitor

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: