[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Receita investiga fraude em empresa de varrição de SP

FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA

A Qualix, empresa responsável pela varrição da zona sul de São Paulo, foi multada em R$ 59 milhões pela Receita Federal após relatório do fisco indicar suspeita "de fraude, conluio e sonegação" em operações da companhia, informa a reportagem de Fernanda Odilla publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Os auditores identificaram 69 saques bancários em espécie no total de R$ 29,85 milhões sem justificativa para a movimentação financeira, entre 2004 e 2006, período em que a empresa prestou serviços para as gestões de Marta Suplicy (PT), José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM).

"Apesar de intimado e reintimado não apresentou quaisquer documentos hábeis e idôneos que comprovassem os lançamentos desses saques, como custos necessários", diz trecho do relatório do fisco que identifica a Qualix como "interessado".

Há indícios ainda de uso de notas frias emitidas por empresas de fachada ou em nome de laranjas para justificar serviços como manutenção de caminhões de lixo e locação de máquinas usadas em aterros sanitários.

OUTRO LADO

A Qualix Serviços Ambientais disse que determinou "uma minuciosa diligência" nos processos e apurações fiscais na Receita e nos órgãos de controle que têm a companhia como alvo. Desde julho, um mês após a conclusão do relatório da Receita, a Qualix mudou de donos.

Prefeitura diz que "toda a documentação foi apresentada", não havendo nada que oficialmente a tornasse inidônea à época do contrato.

Leia a reportagem completa na Folha, que já está nas bancas.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: