[Valid Atom 1.0]

domingo, 12 de dezembro de 2010

#Notícias » Notícias WikiLeaks: para EUA, fronteira México-Guatemala é dramática

EFE

Os diplomatas americanos descrevem a situação na fronteira do México com a Guatemala de "dramática", um território onde narcotraficantes e contrabandistas de armas são popularmente respeitados e os aviões carregadas com cocaína aterrissam em plena luz do dia, segundo documentos secretos revelados pelo site WikiLeaks.

A Polícia é "ineficaz ou corrupta e a população, abandonada secularmente pelo Estado, decidiu aceitar a proteção de grupos criminosos tão poderosos como Los Zetas (cartel mexicano)", acrescentam os dados, vazados pelo WikiLeaks e publicados pelo jornal espanhol El País.

Várias correspondências diplomáticas muito minuciosas, elaboradas "in loco" por diplomatas americanos em serviço no México e Guatemala, constatam que nenhum desses dois países "trabalha seriamente para que se cumpra a lei".

Enquanto os 3 mil quilômetros de fronteira entre Estados Unidos e México são vigiados por 30 mil agentes americanos (dez funcionários por quilômetro), o México só conta com 125 agentes para os mil quilômetros da fronteira sul (um policial a cada oito quilômetros), acrescenta a informação.

Os diplomatas americanos usam a palavra "dramática" para descrever a situação dessa fronteira.

"Os oficiais mexicanos confirmaram repetidas vezes que eles não têm os recursos humanos para dirigir os esforços de maneira efetiva ao longo da fronteira sul", aponta a informação.

TERRA


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: