[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

#POLITICA Mulher morre após receber alta em hospital de Pirituba

Maria Delza, de 53 anos, foi medicada na ama de Pirituba pela manhã.
No começo da noite, passou mal e teve um infarto no hospital.

Do G1 SP


O SPTV desta quinta-feira (25) mostrou mais uma vez o sofrimento de quem procura atendimento público de saúde em São Paulo. Maria Delza Coelho, de 53 anos, deu entrada na AMA de Pirituba, na quarta-feira (24) pela manhã. Ela foi medicada e mandada de volta para casa, mas continuava passando muito mal. No começo da noite foi para o Hospital de Pirituba, que funciona no mesmo prédio. Depois de um dia inteiro, ela teve um infarto e morreu.

De acordo com Flávia Terzian, superintendente da autarquia hospitalar municipal, Maria Delza Coelho chegou a AMA de Pirituba com um quadro de dor abdominal e diarreia. “Ela foi liberada após o atendimento, retornou porque não passou bem, foi novamente atendida. Na evolução do quadro, ela teve uma parada cardíaca. Tentamos as manobras, mas não obtivemos resposta”. A superintendente explicou que uma análise mais profunda depende de caso para caso. “Depende muito da queixa inicial, evolução de cada caso. O diagnóstico médico não é tão fácil”.

Com uma câmera escondida, um produtor do SPTV entrou no pronto-socorro do Hospital de Pirituba. A família de Maria Delza tinha acabado de ficar sabendo da morte. A sobrinha dela Eliane relata o que aconteceu. “Foram horas e horas esperado. Ela ficou gritando um tempão na cadeira de rodas, não tinha médico. Tive que sair correndo pra cá e pra lá, até que quando eu falei que ia gritar e apareceu um médico. Ela ficou deitada numa maca.”

O médico atestou uma virose e passou inalação e soro para Maria Delza. “Ela toda roxa, ele falou pra mim que era virose, que ia passar soro, inalação. Quando eu chego aqui meu marido fala: ela faleceu”, revolta-se Eliane.

Sem saber que estava sendo gravado, um médico que falou com a família disse que Maria Delza foi atendida corretamente. “Eu não falei que era virose. Isso que falaram que ela não foi atendida aqui não é verdade, porque está tudo computado. O que aconteceu foi o seguinte, ela teve um broncoespasmo severo aqui e teve a parada. Ela veio com histórico de diarreia e a gente estava tratando a diarreia dela. Foi isso que a gente fez. Eu tenho tanto a consciência tranquila. Ela chegou aqui e foi atendida. Ela foi atendida de imediato”, diz o profissional.

O corpo de Maria Delza passou por exames no Instituto Médico-Legal (IML), que vão indicar a causada morte. A família fez um boletim de ocorrência para registrar que ela foi à AMA de Pirituba, onde foi liberada em seguida, e que continuou passando mal, voltou para o hospital e morreu de infarto.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, prometeu abrir uma sindicância para apurar o caso. “Vamos abrir uma sindicância para identificar se houve alguma falha. Se tiver, haverá punições”.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: