[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

#Fashion Notícias » Ministério diz que queda de leitos hospitalares é tendência mundial


19 de novembro de 2010 22h05 atualizado às 22h11


A redução no número de leitos hospitalares por habitante segue uma tendência mundial, informou o Ministério da Saúde. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira, constatou que o número de leitos para internação caiu de 2,4 para 2,3 por mil habitantes, de 2005 a 2009 , ficando abaixo do recomendado pelo ministério, entre 2,5 e 3. Nesse período, o Brasil perdeu 11.214 leitos, uma queda de 2,5%.

Em nota, o ministério informou que houve queda no número de leitos, por exemplo, nos países integrantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que agrupa as principais potências econômicas mundiais. De acordo com uma tabela apresentada pelo ministério, no Japão, o número de leitos passou de 12, em 2005, para 8,2, em 2007. Na Alemanha, de 6,9 para 5,7, no mesmo período.

Segundo o ministério, a queda é resultado da ampliação de outros serviços de saúde, como o atendimento ambulatorial. "Essa tendência também está relacionada à introdução de novas tecnologias na assistência à saúde. Os atendimentos que antes só poderiam ser realizados em estabelecimentos de saúde com internação, atualmente podem ser feitos em ambulatório, como é o caso de vasectomia e tratamento para câncer. Isso significa uma mudança de foco na assistência à saúde da população; ou seja, aumenta-se a atenção para as ações básicas e ambulatoriais de saúde para que se reduzam as intervenções hospitalares", diz a nota.

A pesquisa do IBGE foi feita em parceria com o ministério e traça o perfil da oferta de serviços de saúde no país em unidades públicas e privadas, com ou sem internação.


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900


Ministério da Saúde

Ministério da Saúde

@minsaude Brasil
Perfil oficial do Ministério da Saúde do Brasil

28/10/2010 , às 18h20

Profissionais de saúde bolivianos participam de capacitação do Ministério da Saúde


Objetivo é fortalecer a capacidade institucional do Ministério de Saúde e Esportes do país vizinho em sistemas de Vigilância em Saúde Ambiental


Profissionais do Ministério da Saúde e Esportes da Bolívia participam, em Brasília, de um estágio técnico em Gestão de Sistemas de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, realizada pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST/SVS/MS). Também participam da atividade técnicos de outras áreas do Ministério da Saúde, representantes das Secretarias Estaduais de Saúde do Mato Grosso e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A capacitação faz parte da cooperação técnica firmada entre o Brasil e a Bolívia e tem como objetivo o fortalecimento da capacidade institucional do Ministério de Saúde e Esportes do país vizinho em sistemas de Vigilância em Saúde Ambiental. Também visa a fortalecer as capacidades bolivianas em diagnóstico de situações de risco ambiental com impacto na saúde.

A primeira etapa da capacitação aconteceu em junho deste ano, na Bolívia, quando dois técnicos do DSAST realizaram, em La Paz, um diagnóstico sobre a situação de saúde ambiental e ocupacional do país e identificaram a necessidade de descentralização das ações de saúde para os estados bolivianos.

Em setembro deste ano, em La Paz, técnicos do Ministério da Saúde do Brasil realizaram capacitações para técnicos da Bolívia. Em continuidade ao curso, em fevereiro de 2011, os bolivianos participarão de um estágio técnico nos estados de Mato Grosso e Pernambuco. Neste último estado, os técnicos do país vizinho conhecerão o projeto Municípios Saudáveis, resultado de uma parceria entre o governo estadual e a Universidade Federal de Pernambuco.

A conclusão das atividades está prevista para julho de 2011.


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: