[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Confraria Queirosiana


8º Grande Capítulo entroniza novos confrades





"Nós, Confrades Queirosianos, juramos ler, estudar e divulgar a obra de Eça de Queiroz em Portugal e no Mundo com sabedoria, elegância e bom gosto".

Sob este juramento foram entronizados, no 8º Grande Capítulo da Confraria Queirosiana, onze novos confrades. Os apreciadores e cultores da obra de Eça de Queirós foram insigniados nos graus de leitores e louvados, enquanto os que já se distinguiram na divulgação da vida e obra do escritor foram entronizados nos graus de louvado e grão-louvado.

O Solar Condes de Resende, a casa onde o escritor se apaixonou por aquela que viria a ser sua esposa, D. Emília, foi palco de mais um Capitulo da Confraria Queirosiana, que comemora o aniversário de Eça desde 2003. A festa reuniu grande número de confrades espalhados pelo País, personalidades das mais diversas profissões e ocupações, que testemunharam a insigniação dos novos confrades.

Estiveram também presentes outras Confrarias e entidades ligadas à Cultura e à Gastronomia, designadamente a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, assinalando assim o 10º aniversário da Lei que considerou o Património Gastronómico como parte integrante da Cultura Portuguesa.

A cerimónia foi presidida por Nelson Cardoso, em representação do Presidente da Câmara de Gaia, que manifestou a grande honra do Município em receber tão ilustres personalidades neste Capítulo, como contributo para a potenciação do concelho na área da cultura. "Esta página da Confraria orgulha o Município e ajuda a colocá-lo num patamar de excelência a nível nacional", sublinhou.

Nelson Cardoso referiu-se à entidade promotora do evento, a Associação dos Amigos do Solar Condes de Resende, como um exemplo de "dedicação, amor e doação a este tipo de trabalho que transforma este equipamento cultural numa referência de excelência no panorama da Área Metropolitana do Porto".

Durante o 8º Capítulo foi lançado o nº 7 da nova série da "Revista de Portugal", fundada em 1889 por Eça de Queirós, que foi apresentado pelo seu director, o egiptólogo Luís Manuel de Araújo.

César de Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal de Gaia e confrade queirosiano, apresentou o livro "Republicanos, monárquicos e outros autarcas gaienses", da autoria de Gonçalves Guimarães, mesário-mor da Confraria Queirosiana, o qual fez a história dos autarcas gaienses da 1ª República, num contributo para a evocação do centenário da República.

O discurso de encerramento do Capítulo foi proferido por José Manuel Tedim, Presidente da Direcção, que fez o balanço das actividades desenvolvidas no presente ano. De seguida, os confrades depositaram uma coroa de louros na estátua de Eça de Queirós, no Jardim das Camélias do Solar.

O 8º Capítulo da Confraria Queirosiana terminou com um jantar de confraternização, sucedendo-se o Baile das Camélias, com exibição de dançarinos profissionais e o convite à valsa para todos os participantes.

Novos Confrades

- Grau Leitor e Louvado: Maria Alda Barata Salgueiro, Maria Angelina dos Santos Rodrigues, Maria Augusta Osório de castro Pedrosa Dias dos Santos Lemos, Maria Luísa Pinto Costa Lima Tavares, António Manuel Lacerda Vieira, Nuno Miguel de Resende Jorge e Mendes e José Manuel Alves Tedim

- Grau Louvado e Grão-Louvado: Fernando Hélio Loureiro, Carlos Alberto Santarém Nunes Andrade, Ana Margarida de Sousa Dinis Vieira e Ana Teresa Peixinho.



http://www.gaiaglobal.pt/gaia/portal/user/anon/page/DBA0.psml?contentid=7F95809180CO&nl=pt

LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: