[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tremor e tsunami matam ao menos 40 e deixam mais de 380 desaparecidos na Indonésia

26/10/2010 - 07h46


Do UOL Notícias*
Em São Paulo
  • Google Earth/USGS/UOL

    Mapa mostra localização do terremoto de magnitude 7,7 que atingiu a Indonésia, segundo o USGS

Pelo menos 40 pessoas morreram e 380 são consideradas desaparecidas após um forte terremoto de magnitude 7,7 que afetou a costa oeste da Indonésia na segunda-feira, provocando ondas gigantes em várias ilhas, anunciou o serviço de emergências do país.

O sismo abalou uma região situada a 78 quilômetros a oeste de Pagai do Sul, nas Ilhas Mentawai, e destruiu a maioria das edificações no vilarejo costeiro de Betu Monga, disse Hardimansyah, um alto funcionário da regional do Departamento de Pesca.

"Dos 200 moradores do vilarejo, somente 40 foram encontrados. Ainda há 160 desaparecidos, na maioria mulheres e crianças", disse ele à Reuters, por telefone.

"O setor de segurança daqui ouviu pessoas dizendo que não puderam segurar seus filhos, que eles foram arrastados. Uma porção de gente chorando."

Hardimansyah disse que em Malakopa, um outro vilarejo próximo, foi confirmada pelo menos uma morte e duas pessoas estão desaparecidas. Ele afirmou que 80% das casas na área foram danificadas e há poucas reservas de alimentos.

O terremoto ocorreu ontem à noite nas ilhas Mentawai, a cerca de 33 quilômetros de profundidade, e seu epicentro se localizou 149 quilômetros ao sul de Padang, em Sumatra, e 634 quilômetros ao sudoeste de Cingapura.

Os serviços de emergência indicaram que mais de 150 lares foram destruídos e pelo menos 2.000 pessoas tiveram de ser hospedadas em abrigos temporários.

Várias réplicas de magnitude de até 6,1 e 6,2 foram registradas durante a madrugada, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo.

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a ilha de Sumatra, provocando o devastador tsunami e levando à destruição de localidades em vários países banhados pelo Oceano Índico, com um resultado de mais de 226 mil mortos.

Há um ano, a cidade de Padang sofreu um terremoto de magnitude 7,6, que matou pelo menos 700 pessoas e danificou 180 mil casas.

A Indonésia fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7.000 tremores por ano. A maioria deles tem pouca potência e passa despercebida pela população.

* Com agências internacionais



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: