[Valid Atom 1.0]

sábado, 23 de outubro de 2010

#PT e Gilberto Carvalho viram réus em ação sobre propina


23 de outubro de 2010


Em reportagem publicada na edição deste sábado (23), o jornal O Estado de S.Paulo informa que a juíza Ana Lúcia Xavier Goldman aceitou denúncia do Ministério Público contra Gilberto Carvalho - chefe de gabinete do Presidente Lula -, o PT e outras cinco pessoas. Os denunciados são acusados de participar de uma quadrilha que cobrava propina de empresas de transportes na prefeitura de Sando André para desviar R$ 5,3 milhões dos cofres públicos. Segundo o jornal, a decisão da juíza tornou o assessor, o partido e uma empresa réus no processo.

De acordo com o jornal, a juíza entendeu, num primeiro despacho, em 23 de julho deste ano, que existem elementos suficientes para processá-los por terem, segundo a denúncia, montado um esquema de corrupção para abastecer o PT. "Há indícios bastantes que autorizam a apuração da verdade dos fatos por meio da ação de improbidade administrativa", disse.

O Ministério Público quer que o assessor petista e os demais acusados devolvam os recursos desviados e sejam condenados à perda dos direitos políticos por até dez anos. A decisão judicial em acolher a denúncia foi celebrada ontem pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da região do ABC, responsáveis pela investigação, informa o Estadão.

Ainda de acordo com o jornal, o assessor de Lula, segundo a ação, transportava a propina para o comando do PT quando era secretário de governo do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em janeiro de 2002. "Ele concorreu de qualquer maneira para a prática dos atos de improbidade administrativa na medida em que transportava o dinheiro (propina) arrecadado em Santo André para o Partido dos Trabalhadores", diz a denúncia aceita pela Justiça. A investigação diz ainda que os recursos eram entregues ao então presidente do PT, José Dirceu.

A defesa de Carvalho
Ouvido pelo O Estado de S.Paulo, Gilberto Carvalho disse estar "com a consciência absolutamente tranquila" e afirmou que a Justiça de Santo Amaro já enviou carta precatória à Justiça do Distrito Federal, mas que ele ainda não foi citado. "Meu advogado está preparando minha defesa", declarou. O chefe de gabinete do presidente Lula disse já ter se manifestado sobre o caso publicamente várias vezes. "Já falei também por duas vezes a uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e ao Ministério Público". Em 2005, Carvalho foi ouvido na CPI dos Bingos





๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: