[Valid Atom 1.0]

domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma: 'Minha eleição é um sinal da evolução da democracia no Brasil';

No Twitter, Marina parabeniza Dilma ‘duas vezes’

por Gabriel Pinheiro

Seção: Dilma

Eleições

Marina Silva

31.outubro.2010 21:47:22

Marília Lopes

A senadora Marina Silva (PV-AC), candidata derrotada no primeiro turno à Presidência da República, fez as primeiras declarações após a eleição de Dilma Rousseff (PT) por meio de sua página no Twitter.

Ela parabenizou Dilma pela vitória e por ser a primeira mulher a ocupar o cargo no Brasil. “Quero parabenizar a ministra Dilma duas vezes. Por sua eleição como presidente e por ser a primeira mulher eleita para o cargo na República”, escreveu.

Marina ressaltou que “a ministra Dilma era a candidata de uma parte dos brasileiros. A partir de agora, é a presidente eleita de todos nós nos próximos 4 anos.”

A senadora não revelou qual foi seu voto neste segundo turno das eleições. “Reafirmo meu direito constitucional ao voto secreto e meu compromisso com o que considero melhor para o Brasil”, afirmou.

Sem Comentários | comente



Teotônio Vilela (PSDB) vence em Alagoas

por Gabriel Vituri

Seção: Sem categoria

31.outubro.2010 21:23:53

O candidato do PSDB Teotônio Vilela tem 52,80% dos votos, enquanto o rival Ronaldo Lessa (PDT) tem 47,20%.

Com mais de 96% de votos apurados, o candidato tucano já é o novo governador de Alagoas.

Tags:

Sem Comentários | comente



Luciana Nunes Leal

dilmaweb.JPG

Embora indiretamente, a presidente eleita Dilma Rousseff fez a primeira manifestação, depois de confirmada a vitória, no site oficial da campanha. “Obrigada Brasil”, diz a petista no comunicado virtual, com uma assinatura digital e a inscrição “1ª mulher presidente do Brasil”.

Tags: , ,

Comentários (2) | comente



André Mascarenhas

O candidato derrotado do PSDB à Presidência, José Serra, fará, logo mais, um discurso no comitê da campanha tucana, no centro de São Paulo. Algumas dezenas de jornalistas e militantes do partido aguardam a chegada do tucano desde o fim da tarde de hoje.

Essa é a seunda vez que Serra disputa – e perde – a Presidência para um candidato petista. Com cerca de 45% dos votos válidos, o tucano encerra sua participação nas eleições deste ano após contrariar todos os institutos de pesquisas e levar a disputa para o segundo turno.

Correligionários de Serra que acompanharam a apuração dos votos no QG tucano lamentaram a derrota. Apesar de as últimas pesquisas apontarem um cenário desfavorável para o prersidenciável, havia entre membros do partido a expectativa de que o resultado das urnas poderia ser surpreendente.

Após votar no início da tarde de hoje, Serra procurou transparecer confiança na tese de que as pesquisas errariam de novo, como no primeiro turno. Defendeu também que a alternância de poder “faria bem ao País”.

Após votar, Serra almoçou no Palácio dos Bandeirantes com o governador de São Paulo, Alberto Goldman, e o prefeito da capital, Gilberto Kassab. Durante a tarde, deixou a sede do governo e se dirigiu para um local não revelado. Nas últimas horas, havia dúvidas sobre o local em que Serra se pronunciaria, mas com a chegada da maioria dos membros da assessoria da campanha e dos seguranças do tucano, não resta dúvidas de que será no comitê.

Veja abaixo os principais momentos do discurso, em tempo real, aqui no Radar Político.

22h12 - Já se encontram no QG tucano o candidato a vice de Serra, Índio da Costa, o senador eleito por São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira, o governador eleito de SP, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab.

Comentários (31) | comente



Dilma faz discurso da vitória em Brasília; acompanhe

por Rodrigo Alvares

Seção: Eleições

31.outubro.2010 20:54:37

Carol Pires e Rodrigo Alvares

22h25 - Termina o primeiro discurso de Dilma Rousseff como presidente eleita do Brasil.

22h24 - “Baterei muito à sua porta e tenho certeza e confiança que a encontrarei sempre aberta”, afirma Dilma, ao falar de Lula. Dilma está emocionada, ensaiou um choro.

22h23 - Lula levanta a platéia de aliados ao agradecer o apoio do presidente Lula. “Olê, olê, olé, olá, Lula, Lula”, cantam.

22h22 - Dilma vai chegando ao fim do discurso agradecendo aos aliados, adversários, eleitores e à imprensa. Ela afirma que por vezes, ao longo da campanha, “vezes muitas das coisas difundidas” a deixaram “triste”. Mas ressalta que ela, que lutou contra a ditadura, é amante da liberdade.

22h20 - “Valorizarei a transparência na administração pública, não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito”, afirma Dilma, que foi duramente atacada ao longo da campanha por causa das denúncias contra a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, considerada sua “braço-direito”.

22h18 - A petista manda recado para a oposição: “Dirijo-me também aos partidos de oposição e aos setores da sociedade que não estiveram conosco nessa caminhada. Estendo minha mão a eles. Da minha parte não haverá discriminação, privilégios ou compadrios”.

22h17 - Dilma está reafirmando compromissos de campanha. Ela citou há pouco, o combate contra as drogas, como crack, um dos assuntos mais tratados por ela no início da campanha. “Todos os compromissos que assumi vou perseguir de forma dedicada e carinhosa”.

22h16 - Dilma está reafirmando compromissos de campanha. Ela citou há pouco, o combate contra as drogas, como crack, um dos assuntos mais tratados por ela no início da campanha. “Todos os compromissos que assumi vou perseguir de forma dedicada e carinhosa”.

22h15 - A petista afirma que trabalhará pela aprovação, no Congresso Nacional, do projetos de lei que muda o marco regulatório da exploração de petróleo na camada pré-sal de concessão para partilha e do projeto que cria um Fundo Social com parte do lucro da exploração do óleo.

22h10 - Dilma fala sobre propostas para área econômica. “Cuidaremos da nossa economia com toda a responsabilidade. O povo brasileiro não aceita mais a inflação como solução irresponsável para eventuais desequilíbrios”.

22h08 - Dilma afirma que o Brasil precisa fomentar o mercado interno, não depender tanto da “pujança dos países desenvolvidos. “Eu estou longe de dizer com isso que pretendemos fechar o país ao mundo, muito pelo contrário”, ela pondera.

JONE9132.jpg

Foto: Jonne Roriz

22h05 - Dilma é muito aplaudida ao reafirmar compromisso de campanha de erradicar a miséria do País. “Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome”, diz. Dilma está lendo em papéis seu primeiro discurso como presidente eleita.

22h03 - O primeiro compromisso de campanha dela: “honrar as mulheres brasileiras para que esse fato até hoje inédito se transforme num fenômeno natural”. A presidente eleita promete zelar pela “total liberdade religiosa”, pela “democracia”, e pela “ampla liberdade de imprensa”.

22h01 - Dilma: “Queria agradecer os que estão aqui presente nesta noite que para mim é uma noite, vocês imaginam, completamente especial”. Dilma diz que a eleição dele demonstra o avanço democrático do País, porque “pela primeira vez uma mulher governará o País”.

22h - Foi pedido que os aliados descessem do palco. Ficaram ao lado de Dilma apenas: José Sarney, Tarso Genro, Agnelo Queiroz, Michel Temer, Dutra, Palocci, Cid Gomes, Marta Suplicy, Marcelo Déda Eduardo Campos e Renato Casagrande.

21h58 - Os peemedebistas subiram juntos ao palco. O vice-presidente eleito Michel Temer e o senador eleito Eunício Oliveira (PMDB-CE) abraçam a candidata. O coordenador jurídico da campanha, José Eduardo Cardozo (PT-SP), e o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra foram os últimos a entrar na sala.

21h52 - A presidente eleita chegou. É recebida ao som do jingle “Meu Brasil está querendo Dilma, meu Brasil está querendo continuar (…) Agora é Dilma, é a vez da mulher”. Os aliados batem palma sincronizadamente. A plateia canta, agora, o Hino Nacional. Dilma chegou acompanhada do coordenador da campanha, o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci. Os dois estão abraçando os aliados. Alguns senadores filmam a cena pelos respectivos celulares.

21h50 - Ministros, governadores e parlamentares da base já estão de pé, apontado o celular para a porta por onde Dilma Rousseff deve passar para chegar ao local da coletiva. O governador de Sergipe Marcelo Déda afirma que Dilma já chegou, mas ainda não é possível ver.

21h38 - José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, acaba de aparecer na sala. Mais cedo ele falou com a imprensa. Negou participar do governo Lula antes de ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso do Mensalão. “Não posso, não quero e não devo”.

xADDILMA410.jpg

Foto: André Dusek/AE

21h34 - A presidente eleita acabou de sair de sua casa em Brasília. “Dilma falou que estava muito feliz pelos votos que o povo brasileiro me honrou” e que “será o governo de todos os brasileiros”.

21h28 - “A indelicadeza final de José Serra: São 21:30h e ele ainda não ligou para parabenizar a vencedora”, publicou já pouco Marta Suplicy no Twitter. “É constrangedor dar a entrevista da vitória, sem o parabéns do derrotado”, completou a senadora eleita por São Paulo.

21h20 - Aliados não sabem dizer se José Serra já ligou para parabenizar Dilma pela vitória. “Tem tempo que estou aqui, não falei com ela”, esclarece Marco Aurélio Garcia, um dos coordenadores da campanha petista.

21h13 - Mercadante continua: “Sabe por que Serra não ligou ainda? Porque ele está tentando ligar a cobrar”. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), também derrotada na disputa pelo governo, emenda: “Ele não ligou porque está procurando um orelhão e não encontra”.

21h10 - O senador Aloizio Mercadante, derrotado na disputa pelo governo de São Paulo, é um dos mais animados na platéia. Questionado qual ministério ele poderia ocupar no governo de Dilma, respondeu: “Economia brasileira: é a pasta que eu vou carregar debaixo do braço lá na aula eu vou dar na Unicamp”. “Terminado o meu mandato de senador, volto a comer giz”

21h07 - Equipe econômica do presidente Lula em peso à espera da coletiva: ministros Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo, (Planejamento) e Henrique Meirelles (Banco Central) estão a postos. Nem todos conseguiram cadeira para sentar. Os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e dos Esportes, Orlando Silva, estão em pé.

esplanada.jpg

Festa da militância do PT na Esplanada dos Ministérios pela vitória de Agnelo Queiroz para governador do DF e de Dilma Rousseff para presidente da República. Foto: Dida Sampaio/AE

Dezenas de aliados da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), entre ministros de Estado, governadores eleitos, e parlamentares da base aliada aguardam a chegada dela num auditório montado pela campanha petista no hotel Naoum, em Brasília estão no local para recepcioná-la. Centenas de repórteres da imprensa nacional e internacional estão no local.

O vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB) foi um dos primeiros a chegar ao local, acompanhado do presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB). O clima no local é muita animação, assessores da campanha deixaram a emoção tomar conta, e muitos choram abraçados enquanto entoam jingles da campanha petista. Do lado de fora do hotel, militantes petistas também fazem festa.

Dilma Rousseff deve chegar em breve ao hotel, onde fará seu primeiro pronunciamento como presidente. Ainda esta noite, ela deve participar de uma festa na Esplanada dos Ministérios, organizada pela campanha do governador eleito Agnelo Queiroz, do PT.

Tags: , , ,

Sem Comentários | comente



Confúcio Moura (PMDB) vence em Rondônia

por Gabriel Vituri

Seção: Sem categoria

31.outubro.2010 20:38:33

Com mais de 91% dos votos apurados, Confúcio Moura (PMDB) conquista 59,01% e vence a eleição para governador no Estado de Rondônia.

Seu adversário, João Cahulla (PPS), tem 40,99%.

Tags:

Sem Comentários | comente



Wilson Martins (PSB) vence no Piauí

por Gabriel Vituri

Seção: Sem categoria

31.outubro.2010 20:35:04

Com mais de 88% dos votos apurados, Wilson Martins (PSB) venceu a eleição no Piauí, com 58,19% dos votos.

Silvio Mendes, do PSDB, tem 41,81%.

Tags:

Sem Comentários | comente



Após derrota, Xico Graziano manda indireta para Aécio Neves

por Jose Orenstein

Seção: Eleições

31.outubro.2010 20:28:38

José Orenstein

Era perto das 20h. Ainda não estava confirmada a vitória de Dilma Rousseff, mas os números já projetavam a eleição da petista. E no Twitter, enquanto aliados de Dilma comemoravam disparando mensagens exultantes, o tucano Xico Graziano começava já a lavar a roupa suja da campanha tucana.

Coordenador do programa de governo de Serra e ex-secretário de Meio Ambiente no governo de São Paulo, Graziano mandou indireta para Aécio Neves. “Perdemos feio em Minas Gerais. Por que será!?”, ironizou em sua conta no microblog.

A mensagem de Graziano remete ao ano passado, quando o PSDB vivia briga interna para decidir quem iria ser o candidato do partido à Presidência. Após a escolha de Serra, tucanos ainda tentaram articular Aécio como candidato a vice, mas sem sucesso.

Já durante a campanha, o atual senador eleito por Minas Gerais era criticado por não dar destaque à candidatura de Serra em seu Estado. Apenas no segundo turno, quando Aécio havia cumprido sua meta de se eleger ao Senado com Itamar Franco e fazer, ainda no 1º turno, seu sucessor no governo, Antônio Anastasia, o político mineiro teve atuação mais destacada na campanha. Mas não surtiu efeito: com quase 100% das urnas apuradas, Dilma teve 58,4% dos votos contra 41,6% de Serra em Minas Gerais

Comentários (6) | comente



Jatene, do PSDB, vence no Pará com 56,20% dos votos

por Gabriel Vituri

Seção: Sem categoria

31.outubro.2010 20:28:27

Com mais de 90% dos votos apurados, Simão Jatene (PSDB) venceu a eleição para governador no Pará, com 56,20% dos votos.

Ana Júlia (PT) tem 43,80%.

Sem Comentários | comente



Serra obteve dois terços dos votos em Nova York

por Rodrigo Alvares

Seção: Eleições

31.outubro.2010 20:26:02

Gustavo Chacra, de Nova York

José Serra obteve dois terços dos votos em Nova York, maior colégio eleitoral fora do Brasil. Ao todo, o tucano conseguiu 67,1% dos votos dos 8.513 eleitores que compareceram às urnas (há 21 mil brasileiros registrados para votar).

Dilma Rousseff, eleita presidente do Brasil, obteve 27,5%. Foram 2,4% de votos em branco e 3% de nulos. No primeiro turno, Serra também havia vencido em Nova York. Na votação de hoje, ocorrida no dia do Halloween, muitos eleitores compareceram fantasiados para votar.



Page 1 of 1811

LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: