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quarta-feira, 6 de outubro de 2010

#DILMA ; Em ‘nova’ versão, Dilma se aproxima do reportariado

Via Nani Humor


Sérgio Lima e Lula Marques/Folha

A surpresa do segundo turno introduziu na cena eleitoral uma Dilma Rousseff diferente.

Em versão 2.0, a pupila de Lula modificou o software de seu relacionamento com a imprensa.

Súbito, Dilma tornou-se uma candidata mais afável no trato com a mídia. Até já permite que os repórteres se aproximem dela.

Até a semana passada, Dilma só concedida entrevistas cercada de rígido aparato. Coisa importada do Palácio do Planalto.

Como sucede nas entrevistas de Lula, o reportariado era mantido a uma distância de pelo menos dois metros. Um cinturão de segurança impedia a aproximação.

Microfones e gravadores eram acomodados sobre um púlpito de acrícilo, atrás do qual Dilma se postava.

Funcionava assim no comitê de campanha e fora dele. Rente ao meio-fio de Juiz de Fora (MG), na Associação Comercial do Rio, na Rodoviária de Brasília...

...Em toda parte, Dilma não pronunciava um “A” antes de certificar-se de que a engrenagem que a afastava dos repórteres fora acionada.

Pois bem. Nesta terça (5), a candidata como que subverteu um esquema que vigorava desde o início da campanha.

Permitiu-se conceder uma dessas entrevistas que o ministro Franklin Martins (Comunicação Social) costuma chamar de “quabra-queixo”.

Nada de púlpito. Nem sinal do anel protetor. Dilma foi rodeada de repórteres, esses seres incômodos.

As três imagens inseridas na montagem lá do alto oferecem uma ideia do “antes” e do “depois”.

Em duas fotos, Dilma é exibida na versão de primeiro turno, repórteres à distância. Na terceira, aparece a “nova” Dilma, microfones a roçar-lhe o maxilar.

Dilma pôs o software 2.0 para rodar depois de ouvir críticas de aliados. Entre eles o governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Para Eduardo, as críticas de Lula e do petismo esquentaram demasiadamente a placa do relacionamento da campanha com a imprensa.

O próprio Lula, em rara autocrítica, admitiu que seus arroubos anti-mídia enveneraram a atmosfera.

No caldeirão do infortúnio, os ataques à mídia são vistos agora como a pimenta que temperou os escândalos (Fiscogate e Erenicegate) e o debate sobre o aborto.

Uma mistura que tonificou a votação de Marina Silva. Para reaver os votos, decidiu-se “humanizar” Dilma, aproximá-la da mídia e prover respostas ao noticiário azedo.

Tomada pelas palavras do governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), Dilma ainda está longe do ideal.

Com a autoridade de quem foi eleito no primeiro turno, com 82,3% dos votos, Casagrande ensina: “Não dá para colocar a candidata numa redoma”.











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