[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Chávez pede intervenção administrativa no principal aeroporto da Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, solicitou a intervenção do ministro de Transporte e Comunicações, Francisco Garcés, no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, para pedir que as operações administrativas do local sejam investigadas. Chávez criticou a atual gestão do aeroporto por não estar repassando lucro ao Estado e disse que a medida é necessária para “aumentar a arrecadação”.

Sem dar detalhes, o governo anunciou a operação nesta terça-feira (6/10) durante uma inauguração transmitida pelas emissoras de rádio e de televisão da Venezuela. "Como é que o aeroporto de Maiquetía, sendo tão grande, não é rentável? É preciso tomar o controle do aeroporto para ajudar a economia, não podemos continuar dependendo apenas de petróleo", disse Chávez.

Leia mais:
Venezuela nacionaliza 60 empresas do setor petrolífero
Chávez anuncia aquisição do governo de ações da Globovisión
Questão agroalimentar, terra fértil para disputa política na Venezuela
Venezuela expropria rede francesa de supermercados e outros 200 estabelecimentos

O aeroporto, localizado na cidade de Maiquetía, próxima a Caracas, possui terminais nacionais e internacionais. O presidente comparou a rentabilidade do aeroporto venezuelano ao cubano José Martí, de Havana. "O José Martí, por exemplo, produz 100 milhões de dólares. O de Maiquetía não dá esse retorno", afirmou, segundo o site da emissora Venezuelana de Televisión.

Chávez disse também que os aeroportos devem gerar fundos destinados a programas educativos, de saúde e de moradia.

Veja o anúncio feito pelo presidente durante a inauguração:


Entre 15 de julho e 3 de outubro, a temporada de férias de 2010 na Venezuela, 2 milhões 342 mil passageiros passaram pelo aeroporto, em quase 29 mil vôos, segundo a ABN (Agência Venezuela de Notícias). Até a intervenção, era administrado pelo Instituto Autônomo Aeroporto Internacional de Maiquetía (IAAIM) e pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).













๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: