[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 18 de maio de 2010

Brasil recusa-se a discutir na ONU sanções ao Irã por programa nuclear


País argumenta que acordo fechado na véspera criou uma 'nova situação'.
Conselho de Segurança já discute esboço de resolução contra Teerã.

Do G1, com agências internacionais


O Brasil recusa-de a discutir o esboço de uma resolução com novas sanções contra o Irã por causa do acordo que ajudou a firmar na véspera, disse a enviada especial do país nesta terça-feira (18).

"O Brasil não vai participar de nenhuma discussão neste momento porque sentimos que existe uma nova situação", disse Maria Luiza Ribeiro Viotti, durante reunião do Conselho de Segurança sobre a questão nuclear iraniana. "Houve um acordo muito importante ontem."


O acordo com as novas sanções está em discussão em reunião do Conselho de Segurança da ONU. Brasil e Turquia, que mediaram o acordo iraniano, são dois dos dez membros provisórios do Conselho, que também tem EUA, China, Rússia, Reino Unido e França como membros permanentes.

O acordo foi esboçado pelos EUA e aprovado pelos quatro membros permanentes e também pela Alemanha, que participa das negociações, segundo a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.



No Brasil, 99% do urânio é usado para gerar eletricidade; saiba mais

Atualmente, há uma única mina de urânio em exploração no país, na BA.
Enriquecimento do urânio é feito no país na cidade de Rezende (RJ).

Do G1, em São Paulo


O enriquecimento de urânio que está no centro da controvérsia entre Irã e o Conselho de Segurança da ONU é o mesmo processo que o Brasil faz para geração de energia elétrica. Entenda como isso é feito e para que o Brasil usa essa tecnologia:

O O "yellow cake", pó amarelo usado na produção de
energia nuclear (Foto: Divulgação)

O que é o urânio?
É um elemento químico encontrado na natureza. Do urânio retirado da mina, em forma de rocha, 99,3% é do tipo (ou “isótopo”) 238, o mais comum. O 0,7% restante é urânio 235, que é o que pode ser usado para geração de energia e para a construção de bombas atômicas.

Após a extração, o urânio é processado e transformado em "yellow cake", um pó amarelo mais fácil de ser transportado.

Para que serve o urânio?
O urânio é um energético milhões de vezes mais poderoso do que o petróleo. No Brasil, 99% de sua utilização é voltada para a geração de energia. O 1% restante é usado para medicina e agricultura. Ele também é um dos elementos que podem ser usados para a fabricação de armas nucleares -- mas o Brasil não o utiliza para esse fim.

De onde o Brasil extrai urânio?
Atualmente, há uma única mina de extração de urânio no país, a mina de Caetité, na cidade de Lagoa Real (BA). Uma nova mina, em Santa Quitéria, no Ceará, deve entrar em operação nos próximos anos.

Mina de Caetité, na BahiaMina de Caetité, na Bahia (Foto: Divulgação)

Onde há urânio no Brasil?
Pelo que se tem conhecimento, há urânio na Bahia, Ceará, Paraná e Minas Gerais. O governo brasileiro, porém, só tem estudos de 25% do solo brasileiro. Mesmo assim, o país tem a sétima reserva mundial do elemento. Ainda falta prospectar 75% do solo do país.

Como a substância amarela vira energia?
O pó amarelo é levado para uma espécie de refinaria para ser purificado e enriquecido com a dosagem de urânio 235 necessária para seu objetivo. O urânio (combinado com flúor) passa por uma centrífuga, que separa os átomos para obter uma porcentagem maior do urânio 235.

Parar gerar energia elétrica, é preciso cerca de 3% de urânio 235 na amostra. Para o uso na medicina, é necessário 20%. Para construir uma bomba nuclear, é preciso 95%.

Esse processo de aumentar a quantidade de urânio 235 é chamado de “enriquecimento de urânio”.

Para gerar a energia em si, ocorre um processo chamado "fissão nuclear", dentro do reator de uma usina de geração de energia. Na prática: é a quebra do núcleo do urânio que gera energia.

Onde o Brasil enriquece o urânio?
A única usina no país de enriquecimento de urânio fica na cidade de Rezende (RJ). O pó sai da mina, passa por um processo de refinamento e vai para o enriquecimento.

Armazenamento temporário do combustível nuclear Armazenamento de combustível nuclear (Foto:
Divulgação)

Onde o país produz energia nuclear?
Após ser enriquecido, o urânio vai para as usinas nucleares. No Brasil, são duas: as usinas de Angra 1 e Angra 2, no Rio de Janeiro. Está em construção a usina Angra 3, também no Rio. Atualmente, entre 3% e 5% da energia brasileira vem das usinas termonucleares.

Quem controla o urânio no Brasil?
Por razões de segurança, o governo federal tem monopólio sobre a cadeia de urânio, conforme estabelece a Constituição Federal. A Eletronuclear é responsável pela geração de energia nuclear e as Indústrias Nucleares Brasileiras (INB) são responsáveis pela extração e beneficiamento do urânio.

Fonte: Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Instituto de Física da UnB e Indústrias Nucleares Brasileiras (INB)
๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters