[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Rajadas de vento atingem 75 km/h no Rio


Ventos se intensificaram na tarde desta segunda (5).
Chuva causa alagamentos e leva caos às ruas da cidade.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Tamanho da letra



A passagem de uma frente fria pelo Rio - que alagou ruas e parou o trânsito na cidade - provocou ainda ventos de até 75 km/h nesta segunda-feira (5).

Segundo o Climatempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de vento de 50 km/h às 16h; de 75 km/h às 17h; de 60 km/h às 18h e de 64 km/h às 19h.

O vento soprou forte também na região do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, que chegou a ficar fechado por duas horas durante a forte chuva que caiu na cidade. Nas proximidades do terminal, as rajadas chegaram perto de 50 km/h às 19h.

Foto: CELSO PUPO/FOTO ARENA/AE

A forte chuva causou alagamento nas imediações da Rua Conselheiro Olegário, no bairro do Maracanã, na Zona Norte do Rio (Foto: CELSO PUPO/FOTO ARENA/AE)

A CET-Rio informou na noite desta segunda-feira (5) que, por causa da forte chuva que atinge o Rio, uma árvore caiu no acesso ao Alto da Boa Vista, na Zona Norte do Rio. O acidente complicou a vida dos motoristas que seguiam para a Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Segundo a CET-Rio, a árvore foi retirada por volta de 21h, mas ainda há retenções no tráfego no local.

Há pontos de alagamentos também na Avenida Brasil e na Linha Vermelha, na altura da Ilha do Governador. Na Lagoa, na Zona Sul do Rio, são afetadas as avenidas Epitácio Pessoa, Borges de Medeiros e Lineu de Paula Machado.

Há alagamentos também na Rua Jardim Botânico, por onde carros trafegam apenas em uma pista.

Foto: Fernanda Mello/VC no G1

Chuva no Rio (Foto: Fernanda Mello/VC no G1)

Pontos de alagamento

A Zona Norte também foi muito afetada pela forte chuva que atinge o Rio na noite desta segunda. Há pontos de alagamento na Praça da Bandeira, na Avenida 24 de Maio, na Rua Teodoro da Silva e no Elevado Paulo de Frontin. Segundo a CEt Rio, o Rio Maracanã, na Tijuca, transbordou, causando transtornos nas vias próximas.

A Guarda Municipal dobrou o turno dos agentes e o efetivo da CET-Rio está nas ruas, segundo o órgão. O Centro de Controle de Operações da CET-Rio também está em alerta total.

Falta luz em sete bairros
A Light informou que, por causa da chuva, trechos de sete bairros ficaram sem luz. A assessoria da companhia informou que técnicos estão trabalhando para normalizar o fornecimento de energia em São Conrado, na Zona Sul, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, na Zona Oeste, Alto da Boa Vista, Tijuca, São Cristóvão, na Zona Norte e Ilha do Governador, no subúrbio. A autoestrada Grajaú-Jacarepaguá também está às escuras.

Aeroportos

Após ficar fechado por quase duas horas, o Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, reabriu na noite desta segunda-feira (5). O aeroporto fechou no por volta das 18h30 por causa da forte chuva.


De acordo com o site da Infraero, 13 voos estão atrasados e 15 foram cancelados. Dos 145 voos previstos até às 20h desta segunda-feira, 86 atrasaram e 28 foram cancelados. Ainda segundo a Infraero, a movimentação de passageiros é normal nos saguões de embarque e desembarque do terminal.

Durante a manhã desta segunda, os voos que seguiam em direção ao aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, não puderam decolar do Santos Dumont, causando confusão no terminal.

De acordo com a Infraero no Rio, o aeroporto de São Paulo ficou fechado devido às más condições meteorológicas na capital paulista. A empresa disse que o fechamento durou cerca de 15 minutos, diferentemente do que havia informado mais cedo. O primeiro voo do Rio para Congonhas decolou, segundo a Infraero, às 9h55.


Já o aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, opera apenas por instrumentos. Ainda segundo o site da Infraero, dos 115 voos previstos até às 20h desta segunda, 76 atrasaram e nenhum foi cancelado. A situação também é normal no saguão do aeroporto, sem registro de filas.

Estação ferroviária alagada

A chuva forte também alagou a estação ferroviária de Manguinhos, no subúrbio do Rio. Por medida de segurança, a SuperVia, concessionária que opera o serviço, alterou a circulação dos trens do ramal Saracuruna. Os trens com destino a Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, não estão circulando no trecho Central a Bonsucesso. De Bonsucesso a Saracuruna, o fluxo dos trens segue normal.

Em decorrência da chuva, os trens circulam com a velocidade reduzida o que gera atrasos no serviço.

Foto:  Mariana Karla de Jesus Santos/VC no G1

Carro se arrisca ao enfrentar rua alagada no Maracanã. (Foto: Mariana Karla de Jesus Santos/VC no G1)


Chuva deixa trânsito intenso

Segundo a CET-Rio, a Avenida Brasil apresenta trânsito intenso por causa dos bolsões de água na altura de Caju, Manguinhos, Bonsucesso, Ramos e Parada de Lucas, no subúrbio do Rio.

Os bairros de Tijuca e Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, registram sete pontos de alagamento críticos, como a Avenida 28 de Setembro, Praça da Bandeira, na altura da Rua Matoso, e Avenida Maracanã. A Avenida Presidente Castelo Branco, na altura da Rua Professor Manual de Abreu, também está com pontos de alagamento.

Na Zona Sul, a Rua Jardim Botânico, na altura da Rua Pacheco Leão e do Parque Lage, e a Rua Voluntários da Pátria, na altura da Real Grandeza, estão alagadas.

Ruas alagadas no Maracanã, na Zona Norte do Rio (Foto: Reprodução/CET Rio)

Motoristas também encontram pontos de alagamento na Rua General Garzon, no Jardim Botânico. Na Zona Norte, o Rio Maracanã transbordou e provocou enchente em várias vias do bairro.


Alerta para deslizamentos

A chuva intensa levou a prefeitura a divulgar uma nota em que alerta para a possibilidade de deslizamentos em encostas na região da Bacia de Jacarepaguá e da bacia da Baía de Guanabara. A prefeitura orienta os habitantes de áreas de risco em encostas a se deslocar para locais seguros. As vias urbanas que atravessam as montanhas da cidade também devem ser evitadas.

Temperatura deve cair
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima desta segunda foi de 29,5ºC, registrada em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Já a mínima foi de 21,1ºC, no Alto da Boa Vista, na Zona Norte.

A previsão para esta terça (6) no Rio e na Região Metropolitana é de tempo nublado, com pancadas de chuva isoladas. A temperatura entrará em declínio, entre 22ºC e 25ºC.





LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters