[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Delicado equilíbrio

zerohora.clicrbs.com.br

Ciclo aborda relação entre processo penal e garantias fundamentais

Ao concentrar por dias as atenções do país numa sala de júri, o julgamento do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados pela morte da menina Isabella, atraiu atenção do público para aspectos do processo penal no Brasil.

Entre as questões levantadas, está a do equilíbrio entre o direito do Estado de julgar e punir e as garantias fundamentais que a lei assegura a todos os cidadãos. Esse é o mote do 2º Ciclo de Cinema do Círculo Universitário de Integração e Cultura (Cuic), que se realiza de hoje a quinta-feira no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS, sob o título “Direito e Cinema – Crime, Processo e Pena”.

O evento intercala palestras e exibição de filmes. Entre os especialistas convidados, estão Kathrin Rosenfield, Danilo Knijnik, Alexandre Wunderlich, Moysés da Fontoura Pinto Neto e Tupinambá Pinto de Azevedo. Após cada palestra, haverá exibição de filmes como As Bruxas de Salem (1996), Doze Homens e uma Sentença (1957), Seção Especial de Justiça (1975) e Julgamento em Nuremberg (1961). Todos serão legendados em português.

– As narrativas artísticas desafiam sempre nossos conceitos petrificados de justiça, verdade e outros. Além disso, sociedades muito complexas como as nossas democracias acuam o direito para uma grande especialização e formação de técnicos. Esses enfoques perdem de vista o que está no centro das grandes narrativas artísticas: o problema da diferença entre direito e justiça – diz Kathrin, responsável pela palestra de abertura.

Nos próximos meses, um evento multidisciplinar do qual Kathrin é uma das organizadoras celebrará os 80 anos da publicação, no Brasil, do texto O Mal-Estar na Cultura, de Sigmund Freud.



LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters