[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 31 de março de 2010

Wagner Rossi, escolhido ministro da Agricultura, loteou postos na Conab






Publicada em 30/03/2010 às 23h47m

Evandro Éboli*

BRASÍLIA - Escolhido para ministro da Agricultura com a saída de Reinhold Stephanes , o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o ex-deputado federal Wagner Rossi (PMDB), distribuiu e loteou mais de 20 cargos, que deveriam ser técnicos, entre aliados políticos e amigos. Muitos deles nem comparecem a Brasília. Entre seus assessores há até dois presidentes de clubes de futebol do interior paulista, seu reduto político: Ary Kara José, do Esporte Clube Taubaté, e Vergilio Dalla Pria Neto, que comanda o Rio Preto Esporte Clube, de São José do Rio Preto, ambos da segunda divisão do Campeonato Paulista.

Depois de se reunir nesta terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Reinhold Stephanes anunciou que Rossi será seu substituto. Stephanes - um dos dez ministros que entregam os cargos nesta quarta-feira - deixará o ministério para disputar as eleições no Paraná. Ele será candidato a deputado federal. ( Leia também: Lula pede para Meirelles permanecer no cargo e presidente do BC responderá em 24 horas )

Além de aliados de Rossi, a lista de assessores da Conab - que recebem salários entre R$ 6 mil e R$ 8 mil - é composta por cabos eleitorais do deputado estadual paulista Baleia Rossi (PMDB), filho do presidente da Conab e candidato a deputado federal. Há também ex-prefeitos e dirigentes do PMDB de São Paulo e até um dentista, que divide as atividades da Conab com o consultório e aulas em universidade.

Rossi diz que nomeações foram técnicas e não políticas

O administrador Adriano Quércia foi assessor de Baleia e deixou o gabinete para assumir, em fevereiro de 2008, a Coordenação de Desenvolvimento e Apoio à Gestão da Conab, em Brasília. É sobrinho do ex-governador Orestes Quércia (PMDB).

" Não há loteamento político. Tem muita maldade "

- Não sou mais filiado ao PMDB e presto assessoria técnica na Conab. Não há loteamento político. Tem muita maldade - disse Adriano Quércia, que demonstrou seu vínculo com o filho de Rossi:

- É óbvio que voto nele.

Por meio de sua assessoria, Wagner Rossi defendeu as nomeações, que classificou como técnicas. Sobre os dois cartolas, informou:

" Eles não são mais políticos e são técnicos sim "

- Eles não são mais políticos e são técnicos sim. Os dois têm experiência na vida agrícola e são produtores rurais. E ninguém me pediu emprego, eu que os escolhi por mérito.

Mas a versão de Ary Kara para assumir o cargo foi outra:

- Fiquei sabendo que a Conab estava precisando de um assessor aqui na região e me ofereci para prestar esse serviço. A Conab é pouco conhecida por aqui.

Wagner Rossi afirmou que o dentista Casasanta é competente e que precisa de um especialista nessa área porque agricultura tem relação com saúde bucal. O dentista também presta assessoria em programas sociais. O presidente da Conab disse que Adriano Quércia é muito competente e que suas escolhas são técnicas.

Dentista cuida de programas sociais, mas segue atendendo em consultório

Os dois cartolas do futebol despacham no interior de São Paulo e raramente aparecem na sede da empresa, em Brasília. Como vários outros assessores da presidência, eles são ligados ao PMDB. Vergilio, que é médico aposentado, foi vereador e deputado estadual da legenda. Kara foi deputado federal pelo PMDB e depois transferiu-se para o PTB. Os dois asseguram ser possível conciliar as duas atividades.

" Recebo as instruções do presidente, e vou a campo "

- Quase todos os presidentes de clube têm uma atividade particular. Tenho muitos vice-presidentes que ajudam a tocar o clube. Vou semana sim, semana não a Brasília - disse Ary Kara, que contou ter procurado Rossi e pedido o emprego ao saber do interesse da Conab em ter um assessor na região.

Vergilio Dalla Pria, também do PMDB, diz que sua função é visitar prefeituras e entidades filantrópicas e atender a pedidos de distribuição de alimentos, como arroz, feijão e outros produtos. Ele afirmou que viaja a Brasília de vez em quando.

- Recebo as instruções do presidente, e vou a campo. Ajudo bastante o presidente da Conab - disse.

O dentista Rodrigo Casasanta França cuida de programas sociais na Conab, mas continua atendendo em seu consultório, em Ribeirão Preto (SP), terra de Wagner Rossi. Ele também é professor universitário no interior de Minas Gerais e afirmou que exerce suas atividades profissionais nos fins de semana. Casasanta preferiu não citar qualquer programa que esteja tocando na Conab. Alegou que o momento político era delicado.

" Sou pesquisador. Sigo metodologia. Mas não posso passar informações nesse momento por uma questão estratégica "

- Sou pesquisador. Sigo metodologia. Mas não posso passar informações nesse momento por uma questão estratégica. É que o presidente pode virar ministro - disse Casasanta.

Ex-prefeito de Ipuã, também no interior de São Paulo, Alcides Montanher está lotado pela presidência da Conab em São Paulo. Deixou a companhia para disputar eleição em 2008, perdeu e voltou. Montanher afirma que tem conhecimento da área e que sua origem é da agricultura. Ele também atua na relação com prefeituras e na distribuição de alimentos:

- Sou muito amigo dele (Wagner Rossi) sim. É uma confiança mútua. Mas conheço a área e não estou aqui por causa disso.

O coordenador de Comunicação e Promoção Institucional da Conab, Boaventura Teodoro Lima, é ligado ao PMDB paulista e foi nomeado para o cargo quando Wagner Rossi assumiu a empresa, em junho de 2007.

Houve uma disputa pelo comando do ministério. Stephanes defendia a indicação de seu secretário-executivo, José Gerardo Fontelles. Perdeu a disputa.

- Coloquei desde o início que qualquer um dos dois nomes seria um membro da nossa equipe - minimizou Stephanes.

*COLABOROU: Chico de Gois


A sociedade não é palhaça', diz mãe de Isabella em missa




LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters