[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 19 de março de 2010

Sem royalties, governo estadual não teria dinheiro nem para aposentados

( como assim???? o RIO DE JANEIRO , então nem existiria , desde quando ?????)


Publicada em 19/03/2010 às 23h48m

O Globo

RIO - Se a lei que muda a distribuição de royalties fosse aprovada hoje, conforme a emenda Ibsen Pinheiro, o estado teria que interromper os investimentos em projetos como PAC Favela, Arco Metropolitano, saneamento da Baixada Fluminense, da Barra e de Jacarepaguá e o Metrô da Barra. É o que mostra a reportagem da jornalista Elenilce Bottari, publicada neste sábado no jornal O GLOBO (clique aqui e leia a matéria na íntegra no GLOBO DIGITAL). A mudança afetaria ainda o funcionamento de vários serviços, como segurança, assistência à infância, funcionamento de museus e teatros, manutenção de rodovias, entre outros.

Leia também: Líder do governo na Câmara diz que afirmação de Ibsen é uma hipocrisia.

O governo teria que usar os recursos disponíveis para o pagamento de aposentadorias e pensões. E, ainda assim, fecharia o ano com déficit de R$ 1,125 bilhão para arcar com essas despesas e a dívida com a União. O prognóstico é do secretário estadual de Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa. Segundo ele, até mesmo as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), carro-chefe do governo federal no país, seriam paralisadas no estado:


- As obras do PAC seriam paralisadas uma vez que o estado não teria mais como arcar com sua contrapartida.

Principal programa do governo do estado para a segurança, as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) também fi$ameaçadas, uma vez que o alicerce do projeto está na contratação e formação de mais quatro mil policiais para garantir a segurança de moradores de favelas. Programa este que vem se refletindo inclusive na queda de índices de criminalidade nas áreas onde já foi implantado:

- Quando o governo diz que quebra é porque quebra mesmo. A implantação imediata da nova lei traria uma perda de 20% da receita corrente líquida do estado. Não há o que fazer.




LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters