[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CUBA



Image Source,Photobucket Uploader Firefox Extension

Frases e fotografias que dão o tom da relação entre Lula e Fidel Castro ao longo dos anos

Publicada em 15/01/2008 às 20h30m

O Globo Online Registro, sem  data, de encontro entre Luiz Inácio Lula da Silva e Fidel Castro em  Osasco, São Paulo - Reprodução Os presidentes do Brasil e  Cuba se cumprimentam no aeroporto de Havana, em setembro de 2003 -  Arquivo Lula e Fidel se  divertem durante a posse do equatoriano Lucio Gutierrez, em Quito, em  janeiro de 2003 - Arquivo Fidel  Castro e Lula da Silva durante coltiva de imprensa no Hotel Nacional de  Havana, em setembro de 2003 - Reuters

RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite de segunda-feira a Cuba para uma visita-relâmpago . Durante a viagem, que tinha como objetivo impulsionar a conclusão de acordos nos setores do petróleo, do comércio e cooperação, o brasileiro ainda se encontrou com seu amigo de longa data, Fidel Castro, que está afastado do poder desde 2006, por problemas de saúde.

(Leia também: Fidel Castro recebe Lula em Cuba )

A relação dos dois mudou bastante, nos últimos anos. De cego admirador do "comandante" e da sua Revulução de 1959, Lula chegou a lamentar, em 2006, logo após Fidel cair doente e se afastar do poder, que o presidente cubano "não tivesse feito o processo de abertura política enquanto ainda estava vivo".

Castro, que em diversas ocasiões defendeu Lula, dizendo acreditar em sua força e suas idéias, voltou sua artilharia contra o presidente brasileiro, entusiasta do etanol como fonte de energia alternativa, em meados de 2007.

Abaixo, alguns capítulos desta história, na maioria das vezes, de amor.

" Obrigado, Fidel Castro, obrigado por você existir (...) Embora seu rosto esteja marcado por rugas, Fidel, sua alma está limpa, porque você nunca traiu os interesses de seu povo "

"Ele saiu da Nicarágua ainda mais líder. Foi o dono da festa, a personalidade mais esperada, a que o povo mais queria ouvir. E, apesar das críticas, fez um discurso muito bom, que realmente atendia aos interesses do povo. Fez um discurso que era essencial"

Lula, então presidente do PT, em referência ao discurso proferido por Fidel Castro durante as comemorações pelo 1º aniversário da Revolução Sandinista, na Nicarágua, em julho de 1980.

"Cumprimentamos todo o povo cubano pela passagem de mais um 26 de julho, marco de esperança para todos os povos da América Latina"

Lula, em carta enviada a Fidel em julho de 1982, na qual defende o fim da resistência governamental à normalização das relações Brasil-Cuba.

"O regime cubano deveria servir de modelo para o Brasil. Cuba conseguiu resolver em 25 anos o que o Brasil não conseguiu em cinco séculos"

Lula, após visita da delegação petista a Havana, em julho de 1984.

" O regime cubano deveria servir de modelo para o Brasil "

"E tem uma coisa muito importante: aqui a democracia existe de verdade, por que o povo tem ampla participação"

Lula, na mesma ocasião.

"Já era tempo. Manter relações com Cuba é obrigação de qualquer governo que se diz democrático"

Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente do PT, em 26 de setembro de 1986, comemorando o reatamento das relações em Brasil e Cuba, cortadas em 1967.

"Se a minha proposta pode levar o Brasil a ser uma Cuba ou Nicarágua, a proposta dele (Fernando Henrique Cardoso), que é uma cópia do projeto neoliberal de Collor, está levando o país a ser uma Etiópia ou uma Somália"

Lula, presidente do PT e candidato à Presidência, em janeiro de 1994.

Lula visita Fidel em Cuba, em 27 de novembro de 2000 - Reuters

"Tenho absoluta noção das críticas que Cuba e o governo cubano recebem todos os dias de grande parte da imprensa. Mas vou dizer: obrigado, Fidel Castro, obrigado por você existir. A velhice é implacável, debilita nosso corpo e enruga a pele, mas a traição das idéias é pior, porque enruga a alma. Embora seu rosto esteja marcado por rugas, Fidel, sua alma está limpa, porque você nunca traiu os interesses de seu povo"

Lula, na abertura do Foro de São Paulo, que reúne os partidos de esquerda da AL, em Cuba, em dezembro de 2001

"Não vamos confundir a paixão da minha geração pela Revolução Cubana com qualquer aprovação ao regime cubano de hoje. Defendo liberdade religiosa, cultural, comercial e política"

Lula, em entrevista ao jornal "Washington Post", em 13 de novembro de 2002.

"Da mesma forma que os franceses não acabam com os subsídios agrícolas por causa de questões políticas, os EUA não acabam com o bloqueio a Cuba. Não é uma questão econômica. Qual é o peso de Cuba? Cuba quer invadir os EUA? Não. É por causa dos cubanos que estão em Miami. É uma questão política"

" Não vamos confundir a paixão da minha geração pela Revolução Cubana com qualquer aprovação ao regime cubano de hoje "

Luiz Inácio Lula da Silva, criticando o bloqueio econômico imposto pelos EUA a Cuba, em discurso na London School of Economics, em 14 de julho de 2003.

"Tenho posição pública sobre Cuba. Já disse, já discursei, tudo o que penso já foi dito, discursado e publicado. É só ver a diferença de organização do meu partido e do Partido Comunista Cubano. É só ver o que eu penso sobre sindicalismo. Nenhum chefe de Estado pode chegar no país ditando regra"

Lula, antes de visitar Cuba em 2003.

"Conversei quase duas horas com o presidente Fidel Castro sobre a questão dos prisioneiros de Cuba. Mas um chefe de Estado não pode dar palpite na política de outro país"

Luiz Inácio Lula da Silva, em 3 de outubro de 2003, evitando comentar sobre a política interna cubana e a questão das execuções de inimigos políticos do regime de Fidel Castro, após visita ao país e encontro com o comandante.

" Eu acredito em Lula "

"Eu acredito em Lula. E se ele tem dificuldade para governar é porque seu partido tem uma bancada pequena no Parlamento"

Fidel, em fevereiro de 2005, quando o PT tinha a maior bancada no Congresso.

"O PT errou. Aliás, companheiros do PT cometeram erros, mas não posso generalizar. Não é o PT inteiro que errou. Fidel Castro escreveu que a História um dia o absolverá. Eu não vou precisar esperar pela História. O povo vai me absolver agora"

Lula, admitindo erros do PT, mas defendendo seu governo, em agosto de 2006.

O bate-boca sobre as energias  alternativas inspirou charge de Chico Caruso em 15 de maio de 2006

"Sou amante da Revolução Cubana. Só lamento que o Fidel Castro não tenha feito o processo de abertura política enquanto ele estivesse vivo..."

Lula, em 22 de outubro de 2006.

"Nenhum dos presentes ao encontro de Camp David respondeu à pergunta fundamental: de onde serão obtidos os 500 milhões de toneladas de milho e outros cereais?"

Fidel Castro, afastado do poder por problemas de saúde, vociferando contra a defesa que Lula faz do etanol, em 11 de abril de 2007.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters