[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Honduras insiste para Brasil ( LULA) definir status de Zelaya



10 de dezembro de 2009 23h03 atualizado em 11 de dezembro de 2009 às 00h10


O Governo de fato de Honduras insistiu nesta quinta-feira ao Brasil para que este defina o status sob do presidente deposto hondurenho, Manuel Zelaya, que está na embaixada em Tegucigalpa, depois que este impediu a saída dele em direção ao México.

"O governo de Honduras insistiu, mais uma vez, ao governo do Brasil para que defina o status jurídico com o qual Zelaya esta amparado em sua sede", afirmou a Chancelaria do governo de facto em comunicado.

Zelaya, destituído em 28 de junho, está refugiado na legação brasileira desde 21 de setembro depois de retornar clandestinamente ao país. O Brasil ignorou pedidos anteriores para definir o status de Zelaya porque não considera legítimo ao governo de facto.

A Chancelaria do governo que lidera Roberto Micheletti rejeitou ontem à noite uma solicitação do México para outorgar um salvo-conduto a Zelaya para que viaje ao país, por considerar que não reunia os requisitos legais, entre outras razões. Hoje reiterou, no entanto, "sua intenção de receber e revisar com prontidão qualquer solicitação de salvo-conduto que seja apresentada com os requisitos legais por um país não fronteiriço que deseje oferecer asilo Manuel Zelaya".

O chanceler de fato, Carlos López, revelou hoje a meios de imprensa locais que "verbalmente tinha alcançado um acordo de salvo-conduto em personalidade de asilado político em favor do ex-presidente (em referência a Zelaya)".

Mas "a embaixada mexicana apresentou por escrito sem definir as condições jurídicas exigidas pelo governo hondurenho e por isso a solicitação foi rejeitada", apontou.

Além disso, acrescentou López, a solicitação incluía Zelaya e sua família, mas o salvo-conduto "somente era para ele porque sua família não tem nenhum inconveniente para entrar e sair do país", enquanto ele tem ordens de captura por delitos políticos e comuns.

A Promotoria hondurenha acusa Zelaya de traição à pátria, violação aos deveres dos funcionários, desobediência e outros delitos.




COMENTARIOS
4 Comentários:


luleco......

postado:
11/12/2009 - 02h15
e aí? como é que vc vai explicar esse 'por que'...do Zelayia na Embaixada?
Como vc é cheio de conversa de 'buteco', ,...
é capaz que de mais uma resposta ou discurso pra acabar com os brasileiros morrendo de vergonha!

Fora cambada de guerrilhiros, estou com o saco cheio de PT...! fora
1 up 0 down

Argento

postado:
11/12/2009 - 02h09
O zelaya fica tocando violão na ex-embaixada do Brasil e hoje pensão albergue particular dele, às custas do nosso dinheiro. Enquanto isso as autoridades brasileiras continuam a desrespeitar a política interna de Honduras e tem aquele individuo como hóspede de onde pode falar à vontade tudo o que quer. É uma situação exdrúxula e desrespeitosa do Brasil. O Brasil ou devia torn´-lo um asilado, ou então respeitar as leis daquele país e entregá-lo à autoridades.
2 up 0 down

juliano

postado:
11/12/2009 - 00h49
O CARLOS 'arrudinha ' CONSEQUE VER O ZELLAIA MAS NÃO CONSEQUE VER O ARRUDA EM BRASILIA.
1 up 1 down

CARLOS

postado:
11/12/2009 - 00h15
FORA ZÉ DA LAIA DO PT.
PARABÉNS POVO HONDURENHO.
5 up 2 down



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters