[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Polícia de SP reduz número de delegacias que registram BOs na madrugada

A Polícia Civil irá implantar a partir das 20h desta terça-feira um novo modelo de atendimento à noite, nos fins de semana e nos feriados em 25 delegacias das zonas norte e leste de São Paulo. Com a mudança, o total de delegacias que registram boletins de ocorrência será reduzido.

Das 25 delegacias que integram a primeira fase do projeto, sete trabalharão com sistema de pronto-atendimento realizando os registros de boletins de ocorrência e concentrando os casos que demandam intervenção imediata da polícia.

Já as 18 delegacias de pré-atendimento terão dois policiais para "orientar e auxiliar o cidadão a registrar a ocorrência, em computadores com sistema específico, e, em casos que demandem intervenção policial imediata, fazer o acionamento de veículo da delegacia para que a vítima seja conduzida ao distrito com pronto-atendimento mais próximo", destaca a SSP (Secretaria de Segurança Pública).

De acordo com o projeto, o modelo será estendido, até fevereiro de 2010, aos 93 distritos policiais existentes na capital --30 deles trabalharão com pronto-atendimento e 63 com pré-atendimento.


Arte/Folha Online

Os distritos policiais permanecerão abertos 24 horas por dia, mas com modo de funcionamento alterado. A partir das 20h de cada dia útil até as 8h do dia útil seguinte, e nos fins de semana e feriados, os boletins de ocorrência serão registrados apenas nas delegacias de pronto-atendimento.

A Polícia Civil informou, no entanto, que a população não precisa se preocupar em escolher um distrito policial para registrar a ocorrência. Ele deverá se dirigir ao DP mais próximo do local do fato ou de sua residência.

Ocorrências que necessitem de intervenção imediata da polícia serão direcionadas para os distritos policiais que funcionarão como pronto-atendimento. Neles, equipes compostas por um delegado de polícia, três escrivães, quatro investigadores e um carcereiro --com apoio de dois policiais do setor de inteligência e polícia comunitária-- registrarão a ocorrência e, em casos de homicídio e roubo em residência, por exemplo, comparecerão ao local do crime.

O resultado da mudança, segundo a polícia, será maior agilidade no registro da ocorrência, elevação do índice de esclarecimento de casos, rápido retorno do policial militar --que estiver conduzindo uma ocorrência, para o policiamento ostensivo na rua--, e economia nas despesas dos distritos --cerca de R$ 30 milhões ao ano, que serão investidos na própria segurança pública.









Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters