As autoridades do estado mexicano da Baixa Califórnia Sul se preparam para a chegada da tempestade tropical Patricia, quarto fenômeno meteorológico nos últimos 30 dias.
O Conselho Estadual de Defesa Civil e as autoridades declararam alerta preventivo em toda a zona e informaram que as aulas e as atividades nos centros turísticos foram suspensas, como medidas preventivas, enquanto as chuvas obrigaram o fechamento do porto em Puerto Los Cabos.
As escolas de Puerto Los Cabos e de Paz, capital do estado, estão sendo preparadas para serem usadas como refúgios temporários, segundo a imprensa local.
No começo de setembro o furacão Jimena castigou cinco municípios da Baixa Califórnia Sul, provocando inundações e causando graves estragos no município de Comondú.
Já a tempestade tropical Marty também causou enchentes e fortes ondas, obrigando a suspensão da navegação.
No começo de outubro, a tempestade Olaf cruzou a península com fortes chuvas e causou novas inundações, sem grandes danos à região.
A tempestade tropical Patricia, com índice de periculosidade moderado, está cerca de 330 quilômetros ao sul de Cabo San Lucas e a 160 quilômetros de Isla Socorro, no Estado de Colima, de acordo com o mais recente informe do SMN (Serviço Meteorológico Nacional).
O fenômeno avança com ventos de 95 km/h e sequências de 110 km/h, e avança em direção à Baixa Califórnia Sul, na costa do Pacífico mexicana, a 9 km/h.
O SMN advertiu que o fenômeno provocará chuvas intensas e ondas fortes na Baixa Califórnia Sul, Jalisco, Nayari e Colima, e recomendou precaução máxima à navegação.
As autoridades declararam estado de emergência ao governo central para ter acesso aos fundos de auxílio, recomendando à população que se mantenha informada sobre a evolução da tempestade.
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59
Fale com o Ministério
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900 Sphere: Related Content