[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Chuva diminui e regiões de SP são retiradas do estado de atenção


Por volta das 17h15, alerta permanecia nas Zonas Leste e Sudeste.
Chuva forte atingiu região do ABC e causou queda de granizo em SP.

Do G1, em São Paulo


Foto: Reprodução/TV Globo

Alagamento na ligação da capital paulista com o ABC(Foto: Reprodução/TV Globo)

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, retirou às 16h50 desta terça-feira (6) as regiões Oeste e Sul, além da Marginal Pinheiros, do estado de atenção. No horário, o alerta permanecia nas Zonas Leste e Sudeste. Há registros de queda de granizo em alguns pontos da cidade.

A Zona Leste entrou em estado de atenção às 16h15 desta terça-feira (6). O alerta já havia sido emitido nas regiões Oeste, Sul e Sudeste da capital paulista, além da Marginal Pinheiros, às 15h45. A chuva forte é provocada pelo forte calor que atingiu a cidade e pela umidade, que formaram áreas de instabilidade.

Há registro de queda de granizo no Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, na região da Rua Vergueiro e em Campo Limpo. Um ponto de alagamento intransitável era registrado às 16h30 na Avenida Maria Coelho de Aguiar, também na Zona Sul. Os ventos chegaram a 40 km/h às 16h no Aeroporto de Congonhas, na mesma região.

Os maiores índices de chuvas foram registrado pelo CGE em São Caetano do Sul (31,5 mm), no Córrego Oratório (29,6 mm), no Córrego Morro do S (26,4 mm), no Ribeirão dos Meninos (26 mm), no Ribeirão dos Couros (20 mm), no Córrego Poá (16 mm) e no Rio Tamanduateí (10,6 mm).

A chuva forte registrada na capital paulista na tarde desta terça-feira (6) atingiu também a região do ABC. Por volta das 16h30, os dois sentidos da avenida que liga São Paulo a São Caetano do Sul estavam bloqueados ao trânsito por causa de um alagamento. A previsão era também de chuva forte em Santo André e Mauá.

Temperatura chega perto dos 34ºC na Rua 25 de Março (Foto: Luciana Bonadio/G1)

Forte calor

A temperatura alcançou 31,1ºC na tarde desta terça-feira (6) no Mirante de Santana, na Zona Norte da capital paulista, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar disso, paulistanos enfrentaram muito mais calor no trânsito e durante as compras na Rua 25 de Março, na região central de São Paulo.

O G1 levou um termômetro para alguns pontos da cidade para medir a temperatura. Quem esteve na Rua 25 de Março no início da tarde desta terça-feira (6) para fazer as compras para o Dia das Crianças enfrentou muito calor. O termômetro marcava perto dos 34ºC nos locais com maior aglomeração de público por volta das 13h30. Os compradores e ambulantes consumiam muita água e sorvete para espantar o calor.

Compras

A operadora de caixa Poliana Silva, de 21 anos, levou a filha de 4 anos para fazer as compras do Dia das Crianças. “Está muito quente, eu trouxe água”, contou. Por causa do calor, a menina reclamou da sandália e a mãe precisou comprar outro calçado para continuar a caminhada. O vendedor ambulante Eduardo Miranda Filho, que circulava pela rua com um isopor de água, comemorava as altas temperaturas. “Está vendendo bem.”

A auxiliar administrativa Nádia Xavier, de 30 anos, e a diarista Elita de Souza Xavier, de 52 anos, pararam para comprar um copo d’água do ambulante José Geraldo Quintão, de 42 anos, depois de algumas horas de compras. Elas, no entanto, estavam na região para antecipar as compras de Natal. “Se deixar mais para frente, fica muito caro”, disse Elita.

Os vendedores ambulantes sofriam muito com as altas temperaturas. Marinalda Silva, de 48 anos, vendia maquiagens na calçada. Ela se refrescava com um sorvete de coco. “Hoje está muito quente, esse mormaço está esquentando muito. Tem que refrescar um pouquinho. No calor a gente precisa tomar algo geladinho”, afirmou.

Nádia, Elita e o ambulante José Geraldo bebem água para se refrescar (Foto: Luciana Bonadio/G1)

A professora de educação física Hellen Scavasini, de 23 anos, veio do interior de São Paulo para fazer compras do Dia das Crianças. “Lá dentro [das lojas] está ainda mais quente”, contou. “Tenho que beber bastante água para repor o que perdi”, afirmou. Apesar do calor forte, ela diz que vale a pena encarar a maratona de compras na 25 de Março. “É gostoso.”

O estudante Nivaldo Luiz do Nascimento, de 31 anos, correu para a região logo depois da aula para comprar presentes para um sobrinho e dois filhos. “Vale a pena, se você for comprar no bairro vai pagar quase o dobro”, contou. Ele concordou que estava muito quente nesta terça-feira na região. “Graças a Deus, estou indo embora.”

Trânsito

O termômetro marcou temperaturas superiores a 35ºC dentro de um automóvel durante uma lentidão no Corredor Norte-Sul, por volta das 14h30. Na Avenida dos Bandeirantes, a temperatura era superior a 34ºC também durante um congestionamento. Por volta das 15h30, havia muitas nuvens sobre a Zona Sul de São Paulo, o que ajudou a refrescar, um pouco, o calor. As nuvens anunciavam a chuva que logo cairia na região.








Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters