[Valid Atom 1.0]

domingo, 13 de setembro de 2009

Veja o mapa da gripe suína no Brasil

11/09/2009 - 17h49


Publicidade

da Folha Online

O número de mortos por gripe suína --doença causada pelo vírus da influenza A (H1N1)-- em Santa Catarina chegou a 52, informou nesta sexta-feira a Secretaria de Saúde do Estado.

Leia a cobertura completa da gripe suína
Saiba quais são os sintomas da gripe suína

Além dessas mortes, foram confirmados outros 456 casos da doença no Estado.

Em Minas Gerais, o número de mortes pela doença também aumentou, chegando a 49, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.

Com as confirmações, o total de mortes no país já chega a, pelo menos, 769 --segundo dados das secretarias estaduais de Saúde. Entretanto, o Ministério da Saúde confirmou 657 mortes no país em decorrência da doença até a o dia 29 de agosto.


Arte/Folha Online

O número de mortos divulgado pelas secretarias e pelo ministério podem divergir. A diferença ocorre porque os critérios considerados pelos órgãos não é o mesmo --algumas secretarias contabilizam apenas os moradores do Estado que morreram por gripe suína, outras contam todos os óbitos, independentemente de sua origem.


arte/Folha Online
mapa da gripe secretarias
mapa da gripe secretarias

Sintomas

PUBLICIDADE

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

O tratamento precoce com os antivirais Tamiflu ou Relenza pode ajudar a reduzir a gravidade e a duração da infecção, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).











Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters