[Valid Atom 1.0]

domingo, 23 de agosto de 2009

PESQUISA REVELA QUE BRASILEIRO DESCONHECE EFEITO PROTETOR DA VACINAÇÃO


Imprimir E-mail
www.segs.com.br - Fonte ou Autoria é : Mariana Hinkel
23-Ago-2009
"Protege Brasil", realizada pelo Ibope com duas mil pessoas no país, mostra que 68% dos brasileiros não sabem que ao tomar uma vacina ou vacinar seus filhos também estarão protegendo a comunidade.

Estudo é o primeiro a revelar a percepção do brasileiro sobre a mortalidade da gripe suína

O brasileiro desconhece o efeito protetor da vacinação contra várias doenças e já acredita que a gripe suína é capaz de matar mais do que doenças como a meningite e a pneumonia. Ao mesmo tempo, a população já sabe que as doenças pneumocócicas (que incluem a meningite, pneumonia, otite média aguda, bacteremia e septicemia) são as que mais matam crianças menores de dois anos entre as enfermidades que podem ser prevenidas pela vacinação.

Os resultados estão na pesquisa "Protege Brasil", realizada pelo Ibope e patrocinada pela Wyeth Indústria Farmacêutica. Durante o mês de julho, o Ibope entrevistou 2.002 pessoas, cobrindo as cinco regiões do país. O objetivo foi conhecer a percepção do brasileiro sobre a imunização.

Entre as perguntas, o Ibope quis saber se o brasileiro conhece o conceito de imunidade de grupo, ou seja, se já sabe que ao se vacinar ou vacinar seus filhos poderá proteger também outras pessoas da comunidade. De acordo com a pesquisa, 68% dos brasileiros acreditam que ao se vacinar, protegerá apenas a si mesmo. "Grande parte das vacinas têm um efeito protetor muito importante na comunidade quando aplicadas na criança", explica a infectologista Luiza Falleiros, do Instituto Emílio Ribas, de São Paulo. "Entender esse conceito, auxilia a sensibilizar os pais sobre a importância da vacinação", completa.

Doenças pneumocócicas e gripe suína

Além disso, a pesquisa "Protege Brasil" também investigou a percepção do brasileiro em relação às doenças pneumocócicas. Os pesquisadores do Ibope perguntaram ao entrevistado qual a doença que mais mata crianças menores de dois anos. As doenças pneumocócicas, como meningite, pneumonia e otite média aguda, foram citadas por 69% dos entrevistados. A segunda opção Aids, Malária e Sarampo juntas foram consideradas por 24% dos entrevistados. "Este resultado surpreende, mostra que o brasileiro já tem a percepção do risco representado pela meningite e pneumonia", completa Luiza.[14]

Mesmo assim, outro resultado apresentado na pesquisa "Protege Brasil" chamou atenção dos especialistas. Ao ser perguntado, qual doença mata mais: gripe suína ou doenças como meningite e pneumonia, um quinto dos entrevistados (35%) respondeu que a gripe suína é a que mais mata. "Esta percepção revela o pânico da população em relação à gripe suína e o desconhecimento sobre a importância de vacinar contra as doenças que mais matam as crianças no país", diz a especialista.

<----------------------------------------------------------------------->

Importante sobre fonte ou autoria..: Os artigos aqui divulgados decorrem de informações advindas das fontes mencionadas, jamais caberá a responsabilidade pelo seu conteúdo ao www.segs.com.br, tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora. O www.segs.com.br, jamais assumirá responsabilidade pelo teor, exatidão ou veracidade do conteúdo do material divulgado. Em caso de controvérsia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietária do Segs e desde já renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs é uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. Para saber mais, consulte no rodapé da página os Termos e Condições Gerais.








Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: