[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nova gripe: professores confessam preocupação com volta às aulas

17h42min - 11/08/2009

Coordenadora de escola explica medidas para combater doença
A preocupação com a nova gripe fez com que escolas adiassem o retorno às aulas na nossa região. Em São José dos Campos, o retorno das férias estava previsto para o dia 29 de julho. Mas ele foi adiado por 15 dias para reduzir o risco de transmissão da nova gripe entre os estudantes. Os 50 mil alunos da rede municipal só voltam a estudar no dia 17, mesma data do retorno das escolas estaduais.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Escolas particulares da cidade também aderiram ao calendário e, agora, cada instituição deve elaborar um novo cronograma para repor essas aulas.

Estudos, disciplina e cuidado maior com a higiene nas escolas: em um colégio de São José dos Campos, medidas preventivas serão tomadas para orientar os alunos no retorno às aulas. “Nós já tomamos todas as medidas possíveis, estamos orientando os professores e alunos, a melhor maneira de se evitar o contágio”, explica a coordenadora Lúcia Helena.

Confira algumas medidas tomadas pela coordenadora:

- Álcool em gel está em todos os banheiros
- Bebedouros foram trocados por galões de água e copos descartáveis
- Intervalos são, de preferência, em áreas ao ar livre
- Alunos foram orientados a não dividir lanches e bebidas com os colegas

Assim como os alunos, os professores também estão em casa aguardando o retorno das aulas. Para a professora de inglês, Márcia Soares de Carvalho, os cuidados com a nova gripe devem ser tomados, também, em sala de aula. “Todos estão em alerta, mas vou ficar preocupada se eu vir um aluno espirrando”, confessa a professora. “Se tenho um aluno que apresenta os sintomas da gripe, falo para ele procurar um médico”, completou.

Para a professora de educação infantil, Andréia Siqueira, o único assunto para se pensar durante as férias é a nova gripe. "Todos os professores estão de férias e só se fala nisso agora. É claro que estamos preocupados, mas a direção da escola vem nos acalmando bastante mostrando os detalhes da doença. E principalmente as precauções que teremos que tomar", conta a professora de São José.

Já Moema Maresti Lima, professora de geografia, diz que não teme a doença. Apenas vai seguir as precauções passadas pela Secretaria da Educação. "No colégio vamos seguir as instruções passadas por todos, e estamos orientando os alunos a utilizarem o álcool gel, lavar as mãos etc".

NOVA ENQUETE

E o VNews quer saber: Você se sente bem informado sobre a gripe suína? Responda nossa enquete ou deixe um comentário, no final desta notícia, sobre o que ainda precisa ser falado sobre a doença.

ANTIVIRAL

O antiviral Oseltamivir, usado no tratamento da Nova Gripe, começou a ser distribuído em nove postos da região. O remédio somente será dispensado com a apresentação do formulário preenchido, assinado e carimbado pelo médico assistente, acompanhado de receita médica com a prescrição do tratamento, incluindo a dosagem.

Os formulários serão retidos e a receita devolvida ao paciente. A retirada poderá ser realizada por familiar ou acompanhante, devidamente identificado.

Confira os locais de atendimento

AREA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Hospital Clínica Sul
Praça Natal, 55, Parque Industrial
Vigilância Epidemiológica - Caçapava
R. Prof. João Batista Ortiz, 345, Vila Antonio Augusto.
Vigilância Epidemiológica - Jacareí
R. Luís de Araújo Máximo, 98, Jardim Paraíba.

ÁREA CARAGUATATUBA
Vigilância Epidemiológica - Caraguá
Av Rio Branco,4752.
Vigilância Epidemiológica - Ilhabela
R. Maria Dias Barbosa, 25.
Vigilância Epidemiológica - São Sebastião
R. Monsueto Pierotti, 391.
Vigilância Epidemiológica - Ubatuba
R. Alfredo de Araújo,34.

ÁREA TAUBATÉ
Ambulatório Municipal de Infectologia - Taubaté
R. Benedito Cursino dos Santos, s/n, centro.
Cachoeira Paulista - Santa Casa de São José
R. 7 de Setembro, 122, centro.

BRAGANÇA PAULISTA

As pessoas interessadas em receber medicamento na cidade podem procurar a Secretaria de Saúde do município, que fará um pedido de entrega do remédio, que vem de Campinas. Essas pessoas são avisadas da chegada do medicamento, mas não há um prazo definido para a entrega.




Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: