[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 21 de julho de 2009

Prefeitura vai inaugurar seis polos para atender pacientes da nova gripe


Inauguração está prevista para a próxima quarta-feira (22).
Polos serão instalados em três hospitais e em três bairros.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

Tamanho da letra

A Secretaria municipal de Saúde informou nesta segunda (20) que vai inaugurar seis polos de atendimento paralelo a pacientes da nova gripe. Três seráo instalados nos hospitais Lourenço Jorge, Miguel Couto e no Souza Aguiar. Os outros ficarão nos bairros de Santa Cruz, Campo Grande e Méier.

Cobertura completa: nova gripe

Visite o site do RJTV

Os novos polos devem ser inaugurados na próxima quarta (22). O prefeito do Rio, Eduardo Paes, informou nesta segunda que já autorizou a contratação emergencial de médicos, e quer separar os pacientes com sintomas de gripe para evitar a contaminação de outras pessoas.

Falta de médicos

A Prefeitura do Rio já tinha preparado oito polos de vigilância na rede municipal para suprir a demanda por pacientes com gripe na cidade. Mas, segundo a Secretaria municipal de Saúde, a estrutura ainda não começou a funcionar por falta de médicos.

“Vai começar a funcionar assim que tivermos recursos humanos. Mas não temos essa previsão porque não conseguimos levantar o número de médicos pra começarmos. O pagamento será feito através de gratificação”, explicou a subsecretária de Saúde Anamaria Schneider, em entrevista ao RJTV.

Souza Aguiar tem 22 mil máscaras encaixotadas

Em inspeção no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, nesta segunda, a Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores encontrou uma sala preparada para abrigar um desses postos de vigilância vazia. Lá, álcool, cadeiras, macas e, segundo a comissão, cerca de 22 mil máscaras encaixotadas.

“Encontramos uma sala isolada que a direção arrumou e preparou já com leitos e aparelhos, com desfibrilador encaixotado, que não pode ser operado por falta de recursos humanos”, reclamou o presidente da comissão, vereador Carlos Eduardo, que afirma que a sala estaria pronta há dez dias.

“Enquanto isso, os médicos não estão usando máscaras, a emergência está lotada e os pacientes gripados passam até cinco horas junto com os outros pacientes. Deveria haver atendimento e uma classificação de risco, uma triagem mesmo”, completou ele.

Álcool em gel vende 2.000% a mais

O medo da nova gripe provocou uma corrida às farmácias no Rio. Redes de drogarias passaram a vender máscaras por causa da demanda e aumentaram em até 2.000% a venda de álcool em gel para as mãos.

Casos no país

O Brasil já teve 11 mortes por conta da doença confirmadas e registra 1.175 casos, segundo dados semanais do Ministério da Saúde. Os números são do último dia 15.

No domingo (19), o Rio Grande do Sul confirmou mais quatro mortes pela doença, que ainda não computam no relatório do ministério. No Rio, a população pode tirar dúvidas da doença e dos procedimentos contra ela através do Telessaúde: (21) 3523-4025.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: