[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 21 de julho de 2009

Gripe Suína: No Rio Grande do Sul, três cidades decretam emergência


Raphael Zarko, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Estado do Brasil com maior número de mortes por gripe suína, o Rio Grande do Sul já tem três cidades em estado de emergência com relação à doença. Em Caxias do Sul, o prefeito em exercício, Alceu Barbosa Velho, criticou a postura do Ministério da Saúde no combate à gripe suína no estado e na cidade.

– Os nossos hospitais estão superlotados e o número de casos vem crescendo. O ministro não pode olhar para o Maranhão como olha para o Rio Grande do Sul – disse o prefeito.

Com 65 casos suspeitos e três confirmados, a prefeitura de Caxias do Sul vai produzir um documento para enviar ao Ministério em que pede uma “revisão dos protocolos” para distribuição de remédios, reinvindicando atenção maior à situação no município. Outra medida adotada é a recomendação à população para evitar aglomerações em locais fechados, como em missas, cinemas ou boates.

Em nota, o Ministério da Saúde respondeu “que está ciente da importância de ter um olhar especial para o Rio Grande do Sul” e que liberou R$ 2 milhões para o estado. Informou ainda que destinará mais R$ 34 milhões até o fim do ano para combater a disseminação do vírus na região.

Quanto à compra de medicamento e revisão de protocolos, o Ministério diz não haver necessidade de transferir essa responsabilidade: “o Ministério da Saúde encaminha aos governos estaduais que repassa aos municípios”

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: