[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 21 de julho de 2009

Campinas e Valinhos investigam oito mortes suspeitas de gripe suína


Publicidade

da Folha Online
da Agência Brasil

Atualizado às 21h02.

As cidades de Campinas (93 km de São Paulo) e Valinhos (85 km de SP) investigam se a morte de oito pessoas tem relação com a gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1).

O anúncio da investigação dos casos foram feitos pelas secretarias municipais de Saúde.

Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba quais são os sintomas da gripe suína

Desde o dia 28 de junho, o Brasil registrou 15 mortes em consequência da doença, sendo 11 apenas no Rio Grande do Sul.

Nesta segunda-feira mais um município gaúcho decretou situação de emergência devido à gripe suína. Trata-se do município de Barra do Quaraí (RS), que tem cerca de 4.000 habitantes, ainda não confirmou nenhum caso da doença, porém, faz fronteira com Uruguaiana, que já confirmou três mortes. Com o aumento no número de casos na cidade, Uruguaiana também já havia confirmado o decreto de situação de emergência devido à doença.

Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas informou que até o momento, foram confirmados 51 casos de Influenza A (H1N1). Outros 65 casos suspeitos aguardam resultados de exames. Entre elas estão seis que morreram em decorrências de doenças respiratórias que ainda não tiveram sua identificação feita. É devido a isso que a gripe suína não está descartada.

A situação em Campinas levou as autoridades envolvidas com o tema -- entre elas o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, e a diretora da Vigilância em Saúde, Maria Filomena Gouveia Vilela, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Brigina Kemp--, a se reunirem nesta segunda com secretários municipais e presidentes e diretores das autarquias municipais. A reunião era apresentar a situação da cidade e os contextos nacional e mundial.

Valinhos

Em Valinhos as duas mortes suspeitas são de duas mulheres. A primeira é uma de 45 anos que estava internada no Hospital e Maternidade Galileo, e que morreu no último sábado (18), e a outra tinha 27 anos.

A mulher de 45 anos viajou com os filhos no feriado do dia 9 de Julho (uma quinta-feira, feriado estadual em São Paulo, em comemoração à Revolução Constituicionalista) e começou a sentir sintomas da gripe no dia 12, um domingo. O filho dela, de 13 anos, também apresentou sintomas da gripe na sexta-feira (17) e foi internado, mas já recebeu alta do hospital.

A mulher de 27 anos apresentou os sintomas da gripe suína na última terça-feira (14), e na sexta-feira (17) procurou o Caue (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades) e foi encaminhada para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Valinhos, onde morreu no domingo (19).

A confirmação de que os mortos estavam contaminados pelo vírus da nova gripe vai depender da divulgação dos exames do Laboratório Adolfo Lutz, de São Paulo.

Desde o dia 21 de junho, a cidade de Valinhos já registrou dez casos de pessoas contaminadas pelo vírus da gripe suína. Outros seis casos, incluindo as duas mortes, são ainda suspeitos e esperam confirmação dos exames.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: